Atrativos ecoturísticos no Parque Estadual do Jalapão (PEJ), localizado na região Sudeste do Tocantins, têm atraído um número crescente de visitantes ao longo do primeiro semestre deste ano. De acordo com dados do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o parque registrou a visita de 24.123 pessoas de janeiro a junho, um aumento de 1.100 visitantes em relação ao mesmo período do ano anterior.
Entre os locais mais procurados pelos turistas, destacam-se as famosas Dunas do Jalapão e a impressionante Serra do Espírito Santo, que receberam, respectivamente, um grande número de agendamentos, sendo 1.718 no caso da Serra do Espírito Santo, no primeiro semestre.
A expectativa é que o número de visitantes deste ano ultrapasse os 47 mil de 2022. Contudo, é importante mencionar que em 2021 o PEJ recebeu mais de 59 mil turistas.
O gerente das Unidades de Conservação, Rodrigo Sávio de Carvalho Soares, ressaltou a importância das ações de manejo realizadas pelo Naturatins à medida que a visitação no PEJ aumenta. Ele enfatizou que a riqueza da fauna e flora do parque é objeto de pesquisas e recebe cuidados constantes, incluindo rondas periódicas das equipes de guarda-parque e brigadistas, além de medidas preventivas contra incêndios florestais através do Manejo Integrado do Fogo (MIF).
Rodrigo Sávio enfatizou que a preservação e conservação do Parque Estadual do Jalapão são esforços conjuntos, envolvendo não apenas o trabalho do órgão ambiental, mas também a colaboração da comunidade local, dos guias turísticos, das empresas de turismo que atuam na região e dos próprios visitantes. Segundo ele, todos têm responsabilidade na tarefa de manter a segurança ambiental do PEJ.
A atuação de guias, condutores locais e empresas de turismo na área do Parque Estadual do Jalapão é regulamentada por uma Instrução Normativa (IN) que estabelece os procedimentos para emissão da Autorização para Realização de Atividade de Uso Público. Esses profissionais e empresas devem ser licenciados e podem obter a licença através do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Sigam), disponível no site do Naturatins (naturatins.gov.to.br), atendendo aos critérios definidos na IN n° 04.
Para garantir o controle e manejo adequado da visitação, a entrada no Parque Estadual do Jalapão é permitida apenas para pessoas acompanhadas por guias ou condutores locais e autorizada por meio de um voucher emitido pela administração do parque. Além disso, são definidos horários específicos para as visitas, permitindo que os visitantes possam apreciar a beleza dos atrativos naturais de forma organizada e sustentável. Nas Dunas, os horários de visitação são das 7 às 11 horas e das 14 às 17h30, e na Serra do Espírito Santo, das 4 às 11 horas.