O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) comemorou a publicação da lei de sua autoria, que declara oficialmente Araguaína como Capital Econômica do Tocantins. Sancionada no último dia 18 pelo governador Wanderlei Barbosa, segundo o parlamentar, a lei mostra a relevância da cidade, tanto por sua história quanto por sua importância para o estado e municípios da Região Norte do Brasil.
“Fico lisonjeado que seja de minha autoria uma lei repleta de tanto merecimento. Poder tornar esse título oficial é gratificante, quero agradecer a sensibilidade dos colegas deputados e do governador, por entender a importância dessa lei para os araguainenses”, declarou o parlamentar.
No texto do projeto de lei que pede o título, Marcus Marcelo explica que o município faz parte da importante região de expansão da fronteira agrícola das regiões Norte e Nordeste, estando estrategicamente em um corredor econômico.
História
Araguaína é um dos primeiros municípios do estado do Tocantins. O território do município já era ocupado há muitos anos por tribos indígenas da etnia Karajá. Araguaína é localizada entre dois rios, o Lontra e o Andorinhas, e seus primeiros colonizadores cultivavam cereais básicos para a subsistência das famílias; contudo, a cultura do café aconteceu com vistas ao lucro e tornou-se a atividade predominante, sendo abandonada por causa das dificuldades de escoamento da produção devido à ausência de vias terrestres para o transporte o principal motivo.
Em 1948, o município, então povoado, recebeu o nome de Povoado Araguaína, em homenagem ao Rio Araguaia, mas somente em 1958, através da Lei Estadual nº 2.125, foi decretada a criação do município de Araguaína.
Desenvolvimento surpreendente
O desenvolvimento econômico-social do município começou efetivamente a partir de 1960, com a construção da Rodovia Belém-Brasília. No período de 1960 a 1975, Araguaína atingiu um estágio de desenvolvimento sem precedentes na história do estado de Goiás, tornando-se a quarta maior cidade do estado de 1980 a 1986, perdendo somente para Luziânia, Anápolis e Goiânia.
Com o advento da criação do estado do Tocantins, em 1989, Araguaína tornou-se a maior cidade do estado e pretensa capital. A escolha não aconteceu por causa de fatores geográficos, sociais e políticos, mas o município ganhou popularmente o título de Capital Econômica do Estado, sendo atualmente a principal força econômica do Tocantins.
Além do mais, a cidade é ainda um dos mais importantes municípios do Tocantins e da Região Norte do país, em razão de seus limites fronteiriços, que fazem parte da importante região de expansão da fronteira agrícola das regiões Norte e Nordeste e da extensão geográfica do Matopiba.
Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína