As atividades legislativas da Assembleia Legislativa do Tocantins foram retomadas após o recesso regimental de julho, com início nesta terça-feira, 1º de agosto. Nesta mesma data, também seria o 95º aniversário do ex-governador Siqueira Campos. Durante a sessão de reabertura, o deputado Eduardo Mantoan (PSDB) fez uma homenagem ao falecido ex-governador, com quem tinha uma longa amizade.
“Guardamos boas lembranças da convivência com Siqueira Campos, uma amizade marcada pela lealdade. Sentimos saudades, mas é fundamental sermos fortes e corajosos para manter seu legado, que continua vivo em nossas memórias. Convido a todos para a missa em homenagem ao criador do Estado, que acontecerá hoje às 19h30, no Mosteiro de São Bento, na 108 Norte”, afirmou o deputado.
Durante a sessão, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria do deputado Eduardo Mantoan foi aprovada em primeira fase. A PEC estabelece o direito à licença-maternidade para deputadas, governadoras e prefeitas do Tocantins, permitindo que possam se ausentar durante o mandato para se dedicarem aos cuidados de seus filhos, sem sofrerem prejuízos financeiros.
“A minha intenção ao apresentar esta proposta foi proporcionar uma maior representatividade feminina nos espaços de poder e garantir que estes sejam ambientes acolhedores”, destacou o deputado.
Essa aprovação representa um importante passo para a promoção da igualdade de gênero e o fortalecimento do papel das mulheres na política do Estado. A PEC ainda deve passar por outras fases de aprovação antes de ser oficializada.