Agora 12 pontos na frente do 2º, líder Botafogo vence mais uma e Palmeiras goleia em Minas; veja gols

Rodada ainda teve empate no Morumbi e no Serrinha lotados; confira a classificação completa do Campeonato Brasileiro de 2023.

Firme na ponta e superando um desafio de cada vez, o Botafogo venceu o Coritiba, na tarde deste domingo, pelo placar de 4 x 1, no Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro, diante de mais de 43 mil pessoas – recorde de público no estádio este ano. Os grandes destaques do líder do campeonato na partida foram o meia Gustavo Sauer, aposta escalada de surpresa pelo técnico Bruno Lage, e o artilheiro Tiquinho Soares, cada um com dois gols. Bruno Gomes marcou para o Coritiba em um dos gols mais bonitos do campeonato.

A partida começou de forma alucinante, com o Botafogo promovendo uma verdadeira blitz. E, logo aos três minutos, Victor Sá cruzou rasteiro na área, a defesa cortou, a bola sobra para Marlon Freitas, que chuta forte, rebate na zaga e Gustavo Sauer, de fora da área, atira com liberdade e perfeição para abrir o placar: 1 x 0.

Não deu nem para respirar e no momento em que o Botafogo pressionava em busca do segundo gol, lançamento longo para Diogo Oliveira que, da intermediária, escora para Bruno Gomes. O volante chuta de primeira por cima do goleiro Lucas Perri, marcando um golaço espetacular, talvez um dos mais lindos do campeonato: 1 x 1.

O Coritiba melhorou com o gol; marcava forte e ofereceu perigo ao Botafogo. Aos 33 minutos, chegou a virar o jogo, com Robson, após contra-ataque estupendo. O gol, porém, foi anulado corretamente após chamada do VAR por uma falta no início da jogada, lá no meio campo.

Três minutos depois, o Glorioso respondeu ao susto e marcou o segundo gol com Tiquinho Soares em linda cabeçada após cobrança de escanteio da direita: 2 x 1. Os jogadores do Coxa Branca reclamaram bastante de um empurrão de Tiquinho em Bruno antes da cobrança do escanteio, mas o gol foi confirmado.

O Botafogo, a partir disso, melhorou sua produção e parou de correr sustos na defesa. Nos acréscimos do primeiro tempo, jogada espetacular com Victor Sá; pedalando para cima de Natanael, ele mete uma caneta no adversário, avança até a linha do fundo e cruza para o meio da área, onde Gustavo Sauer bate de primeira para o fundo do gol: 3 x 1.

No segundo tempo, o líder do campeonato tratou de matar o confronto logo no início. Mais uma boa jogada de Victor Sá pela esquerda, cruzamento perfeito e gol de peixinho de Tiquinho Soares: 4 x 1, aos cinco minutos.

Com 13 gols, Tiquinho Soreas é o artilheiro do Brasileirão; na temporada, atleta já marcou 24 vezes

O Botafogo, a partir disso, administrou o resultado, trocando passes com eficiência, enquanto o Coxa teve algumas chegadas, mas sem levar muito perigo. Ao longo do jogo, o Fogão teve mais posse de bola (58% x 42%), mais finalizações (14 x 9) e mais conclusões no alvo (7 x 5).

O Botafogo agora é líder com 43 pontos, 12 à frente do Flamengo e do Palmeiras e 13 sobre o Grêmio, que tem um jogo a menos. O Coxa está na zona de rebaixamento na 18ª posição com 14 pontos.

Contundente, Palmeiras goleia em Minas Gerais
Na Arena Independência, em Belo Horizonte, o Palmeiras derrotou o América por 1 x 4, conquistando importante vitória fora de casa. A tônica da partida foi a contundência: com mais qualidade técnica, o Palmeiras transformou em gols suas chegadas com perigo, enquanto o América não foi bem nas finalizações.

Nas estatísticas, muito equilíbrio: 48% x 52% na posse de bola, 15 x 14 nas finalizações e 7 x 7 nas conclusões certas. O Palmeiras abriu o placar após falta lateral que o zagueiro Murilo cabeceou para o fundo do gol aos 18 minutos. Aos 26, Rony aproveitou um bate e rebate depois de um escanteio e ampliou: 0 x 2. O América tentava reagir e conseguiu descontar em um lance de sorte. Nicolas cobrou falta da intermediária, a bola bateu na barreira e entrou no canto esquerdo: 1 x 2, aos 39 minutos.

Rony em ação: atacante marcou dois gols na tarde deste domingo em Belo Horizonte

O Coelho cresceu e foi em busca do empate e a chance apareceu aos 51 minutos do primeiro tempo. Benítez faz grande jogada e acerta ótimo passe para Mastriani na cara do gol, mas ele finaliza para fora.

No segundo tempo, as esperanças americanas de um bom resultado foram aniquiladas logo cedo. Aos oito minutos, Artur chega antes do goleiro e cabeceia para o fundo do gol: 1 x 3. Aos 14 minutos, a pá de cal com Rony, que recebeu lançamento, cortou a marcação dentro da área e atirou com perfeição: 1 x 4.

O jogo ainda teve algumas chegadas dos dois lados, mas nada relevante. O Palmeiras é terceiro, com 31 pontos, enquanto o Coelho é penúltimo com apenas dez pontos.

Com gols de escanteios, Goiás e Grêmio empatam
Apoiado por 12,3 mil pessoas que lotaram o Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), Goiás foi um pouco melhor do que o Grêmio ao longo do jogo, criando mais oportunidades, mas não conseguiu sair do empate de 1 x 1, com os dois gols do jogo sendo de cabeça e acontecendo na segunda etapa, após cobranças de escanteio – Mateus Babi, aos 32 minutos do segundo tempo, e André, no terceiro minuto de acréscimo.

Dado curioso sobre os gols é que os dois centroavantes que marcaram não começaram como titulares e ingressaram na partida durante o segundo tempo. Durante o jogo, o Goiás teve menos posse de bola (44% x 56%), finalizou mais (16 x 9) e os times acertaram a mesma quantidade de bolas no alvo (2 x 2).

No primeiro tempo, o Goiás teve boas oportunidades com Morelli, Adriano Oliveira e Sander. Todos os chutes foram para fora. Na segunda etapa, o gol do Esmeraldino chegou após escanteio da esquerda, cobrado por Guilherme. O Grêmio tentou reagir e acertou o travessão em belo chute de Ferrerinha.

Aos 46 minutos, faltou muito pouco para o Esmeraldino garantir a vitória. Falta lateral cobrada por Guilherme e Bruno Santos cabeceia no travessão. Dois minutos depois, escanteio para o Grêmio da direita e André cabeceia para o fundo do gol.

O Grêmio é quarto colocado, com 30 pontos e um jogo a menos. O Goiás é 16º, com 16 pontos.

Marcos Felipe garante empate para o Bahia no Morumbi
Com dez defesas e contando com um pouco de sorte em alguns chutes que passaram perto do seu gol e outro tirado em cima da linha por Gilberto, o goleiro do Tricolor Baiano Marcos Felipe foi o grande destaque no empate de 0 x 0 do São Paulo com o Bahia, diante de 56 mil pessoas no Morumbi, na capital paulista.

Com dez segundos de jogo, o São Paulo já exigia a primeira defesa do goleiro baiano. E foi assim até o final do jogo e sem nunca conseguir marcar o gol. Do outro lado, o Bahia teve algumas chegadas com perigo, sobretudo no segundo tempo, mas também não teve sucesso nas conclusões.

Ao longo do jogo, o São Paulo teve muito mais posse de bola (64% x 36%), mais finalizações (16 x 13) e muita superioridade nas conclusões certas (10 x 2). Com o empate em casa, o São Paulo desperdiçou a chance de entrar no G4 – é o oitavo, com 26 pontos. Já o Bahia está há oito partidas sem ganhar (seis pelo Brasileirão e duas pela Copa do Brasil), é o 17º com 15 pontos, primeiro clube na zona de rebaixamento. O técnico Renato Paiva vem sendo muito criticado pela torcida do clube.

Confira, abaixo, os gols e melhores momentos de todas as partidas deste domingo, 30 de julho:

São Paulo 0 x 0 Bahia

Botafogo 4 x 1 Coritiba

América 1 x 4 Palmeiras

Goiás 1 x 1 Grêmio

Fotos: Vítor Silva/Botafogo e Cesar Greco/Palmeiras
Imagem: Brasileirão Oficial

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News