Com gols de Gabriel e Bruno Alves (contra), o Flamengo conseguiu uma enorme vitória, ao vencer o Grêmio por 0 x 2, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, diante de quase 53 mil pessoas, no primeiro confronto entre os times pela semifinal da Copa do Brasil. O resultado deu uma enorme vantagem para o Rubro-negro que, agora, pode perder o jogo de volta no Maracanã no dia 16 de agosto por um gol de diferença, que, mesmo assim, fará a segunda final consecutiva de Copa do Brasil – o clube é o atual campeão do torneio. Para o Grêmio, só uma vitória por três gols para chegar às finais ou, então, por dois de vantagem e depois ganhar nos pênaltis.
O Grêmio até começou melhor a partida, com Luis Suárez, que quase fez um gol do meio de campo, ao perceber o goleiro Matheus Cunha adiantado. A bola saiu por pouco. Aos 13 minutos, o Tricolor Gaúcho teve a sua melhor chance. Matheus Cunha erra na saída de bola, Villasanti fica livre e cara a cara com o goleiro, que defende. No rebote, fora da área e sem muita possibilidade, Suárez tenta e a bola vai para fora. O Grêmio ainda teve uma outra boa chegada aos 17 minutos, em lançamento longo para Suárez, que, de primeira, bateu com muita categoria por cima do gol.
A partir disso, o Flamengo arrumou a marcação, melhorou a saída de bola e tomou conta do jogo. Primeiro, avisou com uma pancada de Fabrício Bueno, que pegou um rebote da entrada da área e Grando fez boa defesa. Aos 33 minutos, Reinaldo força passe para Cristaldo, que perde para Wesley. O lateral flamenguista avança pelo meio e aciona Bruno Henrique, que serve Gabriel na pequena área. O centroavante toca de pé direito e abre o placar: 0 x 1.
Três minutos depois, Bruno Alves corta ataque flamenguista com a mão de dentro da área. Pênalti! Gabriel cobra, mas o goleiro Gabriel Grando faz grande defesa. O Flamengo ainda teve uma chegada com Léo Pereira, mas a bola subiu.
No segundo tempo, o Grêmio começa tentando se organizar para melhorar a situação e buscar o empate. Aos dez minutos, a grande polêmica: saída de tiro de meta, Suárez rouba a bola e toca para o gol. O gol, no entanto, é inválido, porque o tiro de meta não teria sido cobrado. O Grêmio protestou muito.
Aos 14 minutos, um lance que praticamente decidiu a partida. O Flamengo já jogava melhor e controlava as ações. Everton Ribeiro recebe na intermediária, de costas, e o zagueiro Kannemann, que já tinha amarelo, dá um carrinho por trás e é expulso. A partir disso, o Grêmio fez mudanças para se proteger, enquanto o Flamengo tomou conta do campo de ataque. O segundo gol chegou aos 24 minutos, em contra-ataque, Thiago Maia tenta passe para Gabriel, livre dentro da pequena área, mas a bola desvia em Bruno Alves e entra: 0 x 2.
O Flamengo ainda teve mais chances para ampliar o placar, três finalizações com algum perigo de Pedro, a melhor delas após grande drible dentro da área, mas o chute foi defeituoso após ficar cara a cara com Grando.
O Rubro-negro foi melhor em todas as principais estatísticas, tendo muito mais posse de bola (35% x 65%), superioridade nas finalizações (11 x 14) e nas conclusões certas (1 x 6).
Confira os melhores momentos clicando aqui.
Fotos: Marcelo Cortes/Flamengo