Onze pessoas morreram no nordeste da China, no domingo, devido ao desabamento do teto de um ginásio escolar, noticiaram hoje os meios de comunicação oficiais.
O edifício ruiu pouco antes das 15:00 (08:00 de domingo em Lisboa), em Qiqihar, na província de Heilongjiang, de acordo com a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.
Situada a mil quilómetros a nordeste de Pequim, Qiqihar está geograficamente próxima da Mongólia e do Extremo Oriente russo.
“No total, 11 pessoas morreram no acidente e está a decorrer uma investigação”, afirmou a emissora estatal CCTV.
De acordo com o jornal local Heilongjiang Daily, 19 pessoas encontravam-se no ginásio quando ocorreu o acidente. Quatro pessoas conseguiram escapar e quatro foram retiradas com vida dos escombros.
As imagens das câmaras de televisão mostraram o telhado do ginásio a ruir completamente e as equipas de socorro a procurar sobreviventes entre os escombros.
A operação de busca envolveu cerca de 160 bombeiros e já terminou, indicou a cadeia de televisão oficial CCTV.
De acordo com as primeiras investigações relatadas pela China News, a perlite – uma forma de vidro vulcânico – usada na construção do telhado do ginásio expandiu com as fortes chuvas de domingo, provocando o desabamento do teto.
Os funcionários da empresa de construção foram detidos, indicou a agência.
Os acidentes relacionados com a construção ocorrem regularmente na China, após décadas de um desenvolvimento rápido da atividade, por vezes em detrimento das normas de segurança.
Fonte: dn.pt