A Seleção Feminina do Brasil impôs sua superioridade técnica e física e estreou com uma grande vitória de 4 x 0 sobre o Panamá na Copa do Mundo disputada na Austrália e Nova Zelândia, nesta segunda-feira, 24 de julho. O grande destaque da partida foi a meia Ary Borges, autora de três gols, sendo dois de cabeça e um de assistência para Bia Zaneratto.
Embora o adversário fosse mais fraco, a apresentação do Brasil no Hindmarsh Stadium, em Adelaide, na Austrália, foi quase impecável. O time canarinho atacou do começo ao fim, criou muitas oportunidades de gol e poderia ter feito um placar ainda maior. O próximo jogo do Brasil promete ser bem mais difícil – contra a França, no sábado, 29 de julho, às 7 horas.
Na partida desta segunda-feira, o Brasil teve ampla superioridade na posse de bola (73% x 27%), nas finalizações (32 x 6) e nas conclusões certas (10 x 2). O Brasil começou com tudo e, com um minuto, a goleira do Panamá Yineth Bailey defendeu um chute cara a cara de Bia Zaneratto. A seleção seguiu buscando o jogo e criando oportunidades e, depois de desperdiçar algumas boas chances, abriu o placar aos 19 minutos com Ary Borges, que recebeu cruzamento da esquerda e cabeceou para o fundo do gol.
Vinte minutos depois, outra boa jogada pela esquerda; cruzamento, Ary Borges cabeceia, a goleira defende e, no rebote, a própria Ary atira para o fundo do gol: 2 x 0.
No segundo tempo, o terceiro gol chegou logo no início, após excelente jogada coletiva com a bola chegando para Ary Borges chutar pressionada na risca da pequena área. No entanto, em lance de craque, ela prefere dar um passe para trás de calcanhar, facilitando muito a finalização de Bia Zaneratto, sozinha: 3 x 0, aos 3 minutos do segundo.
Aos 25 minutos, chegou o quarto gol, novamente em grande jogada pela esquerda, que terminou com cabeceio perfeito de Ary Borges. O Brasil ainda criou outras oportunidades, mas a bola não entrou. A estrela Marta, 37 anos, começou no banco de reservas e entrou no jogo nos minutos finais para ganhar ritmo – ela quase não jogou nesta temporada, pois sofreu lesões.
Com o resultado, o Brasil lidera o grupo F da competição com três pontos. França e Jamaica têm 1 ponto cada e o Panamá tem zero ponto.
Confira, clicando aqui, os melhores momentos da partida.
Fotos: Thaís Magalhães