Um tribunal espanhol informou nessa quinta-feira que abriu uma nova investigação que visa a estrela da música colombiana Shakira, por alegada fraude fiscal.
A este novo processo soma-se o que a intérprete de Hips don’t Lie, de 46 anos, já está enfrentando na justiça espanhola. Shakira deverá ser julgada no final do ano num processo no qual é suspeita de dever 14,5 milhões de euros em impostos sobre rendimentos auferidos entre 2012 e 2014.
Agora, um tribunal na cidade de Esplugues de Llobregat, no nordeste de Espanha, perto de Barcelona, fez saber que concordou com os procuradores para investigar dois possíveis casos de fraude fiscal de Shakira em 2018.
O tribunal não forneceu mais detalhes sobre a sua declaração.
O Ministério Público espanhol pediu oito anos de prisão e uma multa de 24 milhões de euros no primeiro caso, depois de Shakira rejeitar um acordo judicial sobre as acusações de evasão fiscal. Esse caso centra-se no local onde a cantora viveu entre 2012 e 2014.
Os procuradores afirmam que Shakira mudou-se para a Espanha em 2011, quando o seu relacionamento com o ex-futebolista Gerard Piqué tornou-se público, mas manteve residência fiscal oficial nas Bahamas até 2015.
Os advogados de Shakira disseram que, até 2014, a maior parte do rendimento da cantora tinha como origem as digressões internacionais e a artista mudou-se para a Espanha definitivamente apenas em 2015, tendo cumprido todas as suas obrigações fiscais.
A cantora negou repetidamente qualquer irregularidade e afirma que não deve nada ao fisco espanhol.
Shakira e Piqué, que têm dois filhos, moraram juntos em Barcelona até o ano passado, quando terminaram o relacionamento de 11 anos.
A cantora anunciou em abril que ela e os filhos estavam deixando oficialmente Barcelona. “Estabeleci-me em Barcelona para dar estabilidade aos meus filhos, a mesma coisa que agora procuramos num outro canto do mundo”, escreveu Shakira no Instagram.
O nome de cantora consta de uma das maiores fugas de informação relacionadas com a divulgação de documentos financeiros, em outubro de 2021, os “Panamá Papers”. Shakira foi associada a ativos offshore.
Detentora de três Grammy, Shakira tem no seu percurso grandes sucessos mundiais como Whenever, Wherever e Waka Waka (This Time for Africa), canção oficial do Mundial de futebol de 2010.
Fonte: dn.pt