O governo do Tocantins publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa quinta-feira, 20, o decreto nº 6.649, que estabelece o expediente excepcional dos órgãos públicos nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol Feminino na Copa do Mundo de 2023. A decisão que dispõe sobre o período de trabalho nos dias das partidas foi assinada pelo governador Wanderlei Barbosa e atende a uma demanda da secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa.
De acordo com o decreto, nos dias em que a Seleção Brasileira Feminina estiver em campo, os servidores públicos poderão cumprir sua jornada de trabalho em horários reduzidos. No dia 24 de julho e também no dia 2 de agosto de 2023, o expediente será das 13 às 18 horas.
Segundo o governador Wanderlei Barbosa, o objetivo do decreto é permitir que os servidores possam torcer pela seleção feminina brasileira, durante a competição internacional, e apoiá-la. “Sou um grande incentivador do esporte no estado e acredito muito no potencial das nossas jogadoras. Vamos torcer pela nossa seleção feminina, incentivar e fortalecer o esporte entre as mulheres”, afirmou.
Para a secretária da Mulher, Berenice Barbosa, o momento é oportuno e o decreto fortifica o papel da sociedade em dar apoio e incentivo às mulheres no esporte, destacando ainda o protagonismo feminino no futebol. “Vamos torcer pelas nossas atletas em campo e fortalecer o papel delas no futebol. A flexibilidade nos horários de trabalho mostra o compromisso do governo do Tocantins não só com o esporte, mas com o papel e protagonismo da mulher na sociedade”, comentou.
É importante ressaltar que o decreto estabelece que os dirigentes dos órgãos e entidades do Poder Executivo devem garantir o funcionamento dos serviços considerados essenciais. Desta forma, atividades que exijam plantão permanente serão mantidas normalmente.
Foto: Divulgação