A justiça francesa aplicou sentenças a mais de 1.000 pessoas, incluindo 750 que foram condenados e penas de prisão efetivas pelos distúrbios registados após a morte de um jovem baleado pela polícia, nos arredores de Paris, em junho, informou o governo.
Desde os tumultos que se estenderam pelo país, os tribunais franceses anunciaram 1.278 sentenças, incluindo 95% de condenações, afirmou esta quarta-feira o ministro da Justiça, Éric Dupond-Moretti, à rádio RTL.
“Foi extremamente importante ter uma resposta firme e sistemática”, disse o governante. “Era essencial que restabelecer a ordem.”
No total, 1.056 pessoas foram condenadas a penas de prisão, incluindo 742 que receberam penas de prisão efetivas, com uma duração média de 8,2 meses, de acordo com o ministro. Atualmente, 600 estão detidas.
A morte de Nahel, um jovem de 17 anos baleado por um agente da polícia a 27 de junho, durante uma operação de controlo de trânsito nos arredores de Paris, originou várias noites de protestos, com carros incendiados, lojas saqueadas e ataques a edifícios públicos.
Fonte: dn.pt