Brasileirão: São Paulo goleia Santos e sobe para a quarta colocação; veja gols do domingo

Furacão e Cuiabá também conseguem vitórias importantes; dia ainda teve três empates sem gols.

Com apoio de 58,1 mil pessoas e em uma grande atuação, o São Paulo não tomou conhecimento do Santos e venceu o clássico paulista da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro por 4 x 1 no Morumbi. O placar foi o mais contundente e de maior relevância deste domingo, 16 de julho. O dia ainda teve estádios lotados, vitórias importantes do Athletico Paranaense por 2 x 0 contra o Bahia e do Cuiabá por 0 x 1 contra o Fortaleza e três empates sem gols.

A vitória fez o Tricolor Paulista subir para a quarta colocação com 25 pontos e mantém a boa fase do time, com o segundo triunfo seguido em clássicos estaduais e a qualificação para a semifinal da Copa do Brasil no meio da semana passada. Já o Santos tem apenas 16 pontos, na 14ª posição, e está muito perto da zona de rebaixamento.

No jogo, o São Paulo não tomou conhecimento do rival. No primeiro tempo, Calleri marcou aos 22 minutos de pênalti e nos acréscimos de cabeça. Na segunda etapa, David fez aos 34 minutos e Alexandre Pato aos 43 minutos. Marcos Guilherme, de pênalti, ainda descontou para os santistas nos acréscimos da etapa final.

Além dos gols, o São Paulo teve pelo menos outras três oportunidades cara a cara desperdiçadas em finalizações para fora, obrigou o goleiro santista João Paulo a fazer duas grandes defesas e ainda acertou duas vezes a trave do Santos.

Na partida, o São Paulo teve muito mais posse de bola (65% x 35%), ampla superioridade nas finalizações (24 x 8) e vantagem nas conclusões certas (7 x 3).

 

Furacão vence Bahia em casa
O Athletico Paranaense não teve maiores dificuldades para vencer o Bahia por 2 x 0 na Ligga Arena, em Curitiba, diante de pouco mais de 17 mil pessoas. O resultado fez o time paranaense chegar aos 23 pontos na oitava colocação. O Bahia é 16º com apenas 13 pontos e tem risco de ingressar na zona de rebaixamento caso o Goiás vença o Atlético Mineiro nesta segunda-feira, 17 de julho.

Os gols do Furacão foram marcados no primeiro tempo por Vítor Roque, aos 24 minutos, e Erick, aos 35 minutos. Além dessas outras oportunidades, o Furacão teve pelo menos mais três boas chances, porém o goleiro baiano Marcos Felipe respondeu muito bem. Já o Bahia conseguiu algumas estocadas e teve duas grandes finalizações, mas ambas pararam em defesas espetaculares do goleiro Bento. A boa vantagem conquistada na etapa inicial permitiu aos paranaenses praticamente administrarem o resultado no restante do jogo.

De cabeça, Erick fez o segundo gol para o Furacão em Curitiba. Athletico resolveu confronto no primeiro tempo

Mesmo assim, o Furacão terminou com mais posse de bola (53% x 47%), mais finalizações (15 x 8) e equilíbrio nas conclusões certas (8 x 7).

Erro do goleiro do Fortaleza, apenas uma finalização certa e tarde de sorte para o Cuiabá
Suportando a pressão adversária por quase toda a partida, o Cuiabá conseguiu vencer o Fortaleza pelo placar de 0 x 1, no Castelão, diante de mais de 43 mil pessoas. Ao longo da partida, o Cuiabá contou com a boa atuação do goleiro Walter, com seis defesas, erro do goleiro adversário no gol e sorte – o Fortaleza acertou três vezes a trave do Dourado, sendo duas no mesmo lance.

O gol foi marcado por Deyverson, aos 19 minutos, aproveitando erro grosseiro do goleiro do Leão do Pici João Ricardo que errou de forma grosseira tentativa de dar um chutão para o ataque. A bola saiu mascada, ficou com o atacante de frente para o gol, que atirou forte no canto: 0 x 1. Essa foi a única finalização correta do Dourado em toda a partida.

Mais uma vez, Deyverson marcou gol decisivo para o Cuiabá no Campeonato Brasileiro

Depois disso, o Fortaleza tentou o empate de todas as formas. Mas, quando as finalizações eram boas, ou paravam em Walter ou explodiam na trave. O time da casa teve todo o controle do jogo, com 69% x 31% na posse de bola, das ações ofensivas (21 x 7 nas finalizações) e 6 x 1 nas conclusões certas. O Fortaleza é nono com 23 pontos, enquanto o Cuiabá avançou chegou aos 19 pontos, na 13ª colocação.

Festival de partidas sem gols
O domingo ainda teve um festival de jogos terminando com o placar de 0 x 0, todos com estádios cheios: Cruzeiro x Coritiba, Fluminense x Flamengo e Internacional x Palmeiras.

Na Arena Independência com 22,1 mil pessoas (praticamente a capacidade máxima do estádio), o Cruzeiro não jogou bem e correu sérios riscos de perder a partida em casa para o Coxa, time que tenta sair da zona de rebaixamento. O goleiro Rafael Cabral fez seis defesas, das quais três com alto grau de dificuldade. Nos números, o Cruzeiro teve mais posse de bola (56% x 44%), houve equilíbrio nas finalizações (13 x 14) e superioridade do Coxa nas conclusões certas (2 x 6).

No Maracanã com 62,3 mil pessoas, o Fluminense foi melhor que o Flamengo, mas não houve mudanças no marcador – ambos os times tiveram um gol anulado pelo VAR por faltas no começo das jogadas. Com oito defesas, o goleiro Rubro-Negro Matheus Cunha teve boa atuação na partida. O Fluminense teve mais posse de bola (54% x 46%), mais conclusões (16 x 8) e mais finalizações certas (16 x 8).

No Beira-Rio, em Porto Alegre, praticamente lotado com 41,8 mil pessoas, o Internacional fez um primeiro tempo melhor que o Palmeiras, embora com equilíbrio nas chances claras de gol – uma para cada lado. Na segunda etapa, o Verdão foi superior ao Colorado, mas os gaúchos se salvaram com duas boas defesas do goleiro John. O Inter foi superado na posse de bola (46% x 54%), nas finalizações (9 x 16) e nas conclusões certas (4 x 5).

Segunda-feira
Nesta segunda-feira, 17 de julho, no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), o Goiás recebe o Atlético Mineiro às 20 horas, em partida com transmissão do Sportv.

 

Fotos: Rubens Chiri/São Paulo, Assessoria Cuiabá e José Tramontin/Athletico Paranaense

 

Confira abaixo os melhores momentos das partidas deste domingo:

 

Cruzeiro 0 x Coritiba

Fluminense 0 x 0 Flamengo

São Paulo 4 x 1 Santos

Fortaleza 0 x 1 Cuiabá

Internacional 0 x 0 Palmeiras

Athletico Paranaense 2 x 0 Bahia

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News