Flamengo e Grêmio avançam na Copa do Brasil e farão semifinal; veja gols da noite

Choque-Rei exclusivo de streaming decide vaga nesta quinta-feira; pela Sul-Americana, Botafogo encaminha classificação com vitória na Argentina.

Em duas partidas cheias de alternativas, chances de gol de todos os lados, bolas na trave, muita emoção e bastantes sustos para os classificados, Flamengo e Grêmio conseguiram avançar na Copa do Brasil e se enfrentarão nas semifinais da competição, em confronto que reunirá nove títulos da competição.

Em Curitiba, na Ligga Arena, com apoio da grande maioria dos 37,8 mil presentes, o Athletico Paranaense lutou muito para tentar desbancar o favorito Flamengo, mas não conseguiu. Após partida muito intensa, na qual soube suportar a imensa pressão dos adversários, os cariocas contaram com a eficiência, um pouco de sorte e a falta de pontaria dos adversários para vencer por 0 x 2 e assim confirmar a classificação – no primeiro jogo, no Rio de Janeiro, o Flamengo havia vencido por 2 x 1.

O Flamengo começou melhor e teve duas chegadas perigosas, inclusive acertando a trave do goleiro Bento com Ayrton Lucas. Porém, após os 10 minutos de jogo, o Furacão tomou conta do jogo e criou muitas oportunidades com Vitor Roque, Canobio, Khellven, Vitor Bueno e Erick. Na melhor delas, em grande jogada da dupla Canobio e Vitor Roque, o garoto prodígio do Furacão (já vendido para o Barcelona) acertou a trave.

Porém, a noite não era do Rubro-Negro do Paraná e sim do Rubro Negro Carioca – que jogou de branco. Depois de criar chances em profusão e não fazer o gol, o Athletico balançou as redes e abriu o placar… mas com gol contra para o Flamengo. Thiago Maia ficou com um rebote de escanteio, levantou para Arrascaeta que cabeceou para o meio e Erick, também de cabeça, meteu contra o próprio gol sem qualquer chance de defesa para Bento: 0 x 1, aos 45 minutos da primeira etapa. Ainda no primeiro tempo, o Furacão teve duas boas chances para empatar desperdiçadas, sendo uma delas com Khellven, de cabeça, livre.

No segundo tempo, a situação não mudou: pressão total do Athletico, mas por falta de pontaria, tranquilidade e talvez, sorte, nada da bola entrar. Já o Flamengo passou a ser bem mais perigoso nos contra-ataques e teve um gol de Gabriel Barbosa (Gabigol) anulado pelo VAR bastante contestado pelo jeito que as linhas de impedimento foram traçadas.

No ataque quase total, o Furacão não conseguia empatar a partida de jeito algum, mesmo acertando a trave mais uma vez com Cuello, em cobrança de escanteio direto no gol. No final, o Flamengo chegou ao segundo gol com Gabriel Barbosa, que aproveitou bom passe de cabeça do zagueiro Léo Pereira: 0 x 2, aos 48 minutos do segundo tempo. Desestruturado, o Athletico ainda concedeu outras duas oportunidades reais para o Flamengo no restante dos acréscimos, mas não houve mais gols.

Ao longo da partida, o Athletico teve mais posse de bola (52% x 48%), mais finalizações (27 x 8) e foi superior nas conclusões certas (5 x 3).

Temporal atrasa jogo, pênalti perdido, bolas nas traves no final e classificação dramática
O ciclone extratropical que atinge o Sul do País provocou fortíssimas chuvas e danificou muito as condições do gramado da Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Por isso, a partida entre Grêmio x Bahia quase não aconteceu. Marcada para se iniciar às 19 horas, o jogo teve seu começo adiado pela arbitragem três vezes até que o gramado oferecesse condições.

Às 20h05, finalmente a bola rolou. Como o primeiro jogo em Salvador terminou 1 x 1, nenhuma das equipes tinha vantagem nesta quarta-feira. Quem ganhasse se classificaria e, novo empate, levaria a decisão da vaga para os pênaltis. Foi exatamente o que aconteceu: um 1 x 1 no tempo regulamentar cheio de alternância e emoções. No final, o Grêmio acabou ganhando por 4 x 3 nos pênaltis para a alegria da grande maioria dos mais 35,4 mil presentes que compareceram no estádio mesmo com as condições adversas.

Dentro de campo, um dos confrontos mais emocionantes e surreis do ano. O Grêmio começou melhor, empurrando o Bahia para a defesa e teve oportunidades com Reinaldo, Luis Suárez e Bruno Uvini (um cabeceio que passou raspando a trave).

Aos 38, Bitello chuta, a bola bate em um defensor do Bahia e na mão de Acevedo. O árbitro assinalou pênalti, para protestos dos jogadores do Tricolor Baiano. Cristaldo atirou forte no canto direito e o goleiro Marcos Felipe fez uma defesa espetacular.

Nos acréscimos, o Bahia surpreendeu e abriu o placar em um golaço espetacular. Cicinho recuperou na lateral direita e acionou Kayky. O ponta corre para o ataque pelo meio e passa para Everaldo. O centroavante domina e acerta um chute esplêndido de fora da área no ângulo esquerdo de Gabriel Grando: 0 x 1.

O segundo tempo começou com o resultado que colocaria o Bahia pela primeira vez na história na semifinal da competição. Ao Grêmio, restava buscar o empate. E os gaúchos tomaram a iniciativa do jogo, ao mesmo tempo em que o Bahia era muito perigoso nos contra-ataques e exigiu ao menos duas boas defesas de Grando.

Já o Grêmio, depois de não conseguir marcar em boas oportunidades com Bitello, Suárez, Ferreira e Cristaldo, chegou ao empate com Villasanti. O paraguaio aproveitou grande jogada de Ferreira pela esquerda e marcou a aos 27 minutos.

A partir disso, ambos os times praticamente abandonaram os seus sistemas defensivos e foram para o tudo ou nada. Aos 40 minutos, Mugni recebe dentro da área, atira, a bola desvia no defensor e bate na trave para a sorte do Grêmio. Um minuto depois, Ferreira recebeu lançamento espetacular de Suárez e, de dentro da área, na frente do goleiro cabeceou para grande defesa de Marcos Felipe que salvou o Bahia. Aos 43 minutos, Ademir chuta da intermediária e, novamente, acerta a trave do Grêmio. E, aos 45 minutos, Suárez recebe na esquerda e dá belo chute por cobertura, Marcos Felipe resvala na bola e ela bate no travessão. No rebote, o Grêmio não consegue marcar.

Depois de tantas oportunidades perdidas de lado a lado, o jogo terminou empatado. Nos pênaltis, após a série inicial de cinco cobranças para cada lado, novo empate em 3 x 3. Então, a disputa foi para as cobranças individuais alternadas e, nelas, brilhou o goleiro Grando ao defender o chute de Gabriel Xavier.

Depois de correr muitos riscos de ser eliminado, Grêmio festeja classificação para a semifinal da Copa do Brasil

Nos 90 minutos de bola em jogo, o time da casa foi superior na posse de bola (57% x 43%), nas finalizações (22 x 15) e nas conclusões certas (11 x 4).

Choque-Rei apenas por streaming
Nesta quinta-feira, 13 de julho, às 20 horas, no Allianz Parque, enfrentam-se Palmeiras e São Paulo, partida só disponível no streaming Amazon Prime Video. O Tricolor venceu o primeiro Choque-Rei em casa por 1 x 0 e poderá jogar pelo empate para avançar. O Verdão precisa de uma vitória por dois gols de diferença. Vitória por um gol, leva a decisão para os pênaltis.

O classificado vai pegar o vitorioso do confronto entre Corinthians e América, que se enfrentam no sábado, às 16h30, em São Paulo. Os mineiros estão em vantagem por terem ganhando o primeiro jogo por 1 x 0.

Vitória fora de casa pela Sul-Americana
Pela repescagem da Sul-Americana, o Botafogo venceu o Patronato, em Paraná, cidade da província de Entre Ríos, na Argentina, por 0 x 2, gols de Carlos Alberto e Janderson, ambos no segundo tempo. O resultado deu grande vantagem para os cariocas obter a classificação às oitavas-de-final na semana que vem, quando o alvinegro poderá até perder em casa por um gol que mesmo assim avança. Líder do Brasileirão, o time carioca poupou vários titulares contra o adversário que é apenas o 12º na Segunda Divisão do Campeonato Argentino.

Confira abaixo os melhores momentos das partidas desta quarta-feira

Grêmio 1 x 1 Bahia

Athletico Paranaense 0 x 2 Flamengo

Patronato 0 x 2 Botafogo

Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo e Lucas Uebel/Grêmio

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News