O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), está intensificando suas ações de assistência técnica e extensão rural (Ater) em todo o estado com a implementação do Plano Ater Tocantins. Essa estratégia tem como objetivo promover o desenvolvimento e o fortalecimento da agricultura familiar, contando com uma equipe de extensionistas rurais capacitados, além de programas, convênios e parcerias para impulsionar ainda mais as atividades produtivas das famílias rurais.
Uma das novidades trazidas pelo Governo neste semestre é o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PAA) e a Compra com Doação Simultânea pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). De acordo com o presidente do Ruraltins, Washington Ayres, “esse programa é extremamente importante para a agricultura familiar, pois garante a venda dos produtos, fortalece a economia local e possibilita a doação dos produtos adquiridos a entidades com perfil social”.
Outra ação relevante realizada neste primeiro semestre foi o estabelecimento das Unidades de Referência Tecnológica (URTs) em regiões estratégicas do estado. Essas URTs têm como objetivo disseminar e transferir tecnologias para a implantação e recuperação de pastagens por meio da integração lavoura-pecuária. Resultado de uma parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), por meio do programa Integra Zebu, as URTs estão localizadas nos municípios de Natividade, Araguatins, Ponte Alta do Tocantins, Palmas e Porto Nacional.
Além disso, o Ruraltins tem participado ativamente de eventos e encontros regionais. O Fórum da Piscicultura, por exemplo, discutiu temas relacionados ao desenvolvimento e fortalecimento da aquicultura no estado, promovendo a troca de experiências e a disseminação de boas práticas e tecnologias no setor. O Instituto também tem apoiado feiras da agricultura familiar, como a de Combinado, proporcionando um espaço para a comercialização de produtos agropecuários e derivados. A participação nessas feiras fortalece a economia local e valoriza os produtos da agricultura familiar.
Outros eventos de destaque incluem a Agrotins 2023, a maior feira agrotecnológica da região Norte do país no Tocantins, que apresentou oportunidades de negócios e novas tecnologias para produtores rurais e agricultores familiares, e a Exposilva em Silvanópolis, que proporcionou aos agricultores da região a chance de realizar negócios e receber orientações técnicas do Ruraltins.
O Ruraltins também realizou a distribuição de kits de sementes por meio do programa “Mesa Farta”, em parceria com a Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins. Além disso, o Instituto prestou contas do Programa ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), que promove o desenvolvimento rural sustentável, incentiva a adoção de práticas inovadoras e oferece capacitação técnica aos produtores rurais, visando ao aumento da produtividade e à melhoria da qualidade de vida no campo.
Fotos: ASCOM / Governo do Estado