No quarto jogo seguido sem vitória do Palmeiras no Campeonato Brasileiro, o time verde empatou com o Flamengo pelo placar de 1 x 1, na noite desse sábado, 8 de julho, no Allianz Parque, diante de 40,2 mil pessoas. Com o resultado, o Palmeiras, agora com 24 pontos, perdeu a chance de ultrapassar o rival, dormiu na quarta colocação e pode perder posições neste domingo. Já o Flamengo foi a 26 pontos, está na segunda colocação, mas neste domingo ou perderá esse lugar para o Grêmio ou verá o líder Botafogo, atualmente com 33 pontos, abrir uma vantagem ainda maior.
O jogo foi muito movimentado, com dois tempos bastante distintos – o primeiro dominado pelo Palmeiras e o segundo pelo Flamengo. Na posse de bola o Rubro-negro teve superioridade (43% x 57%). Nas finalizações, porém, muito equilíbrio (11 x 10), assim como nas conclusões certas (4 x 4).
O Palmeiras começou com tudo e logo aos dois minutos, em cruzamento de Dudu, Artur conseguiu tocar e o goleiro Matheus Cunha fez grande defesa. O Palmeiras seguia atacando, usando os dois lados do campo e era muito perigoso em todos os cruzamentos. Enquanto o Palmeiras pressionava, a partida precisou ser paralisada por causa de uma confusão envolvendo torcedores fora do estádio. A Polícia Militar usou gás lacrimogêneo e o cheiro foi para dentro do campo, fazendo os jogadores e torcedores se sentirem mal.
Quando a bola voltou a rolar, a situação dentro de campo não mudou, o Verdão atacava e buscava, enquanto o Flamengo mal conseguia sair de seu campo de defesa. Aos 24 minutos, Mayke cruza da direita, Rony desvia na segunda trave, Matheus Cunha defende e a bola sobra para Dudu. O atacante bateu forte para o fundo da rede: 1 x 0. Pouco tempo depois, mais uma paralisação por efeito do gás lacrimogêneo.
O jogo voltou, o Palmeiras fez uma blitz, com várias rebatidas, mas a bola não entrou. Nos acréscimos da primeira etapa, uma grande chance para cada lado. Primeiro, Gerson tenta uma finalização e vê a bola sobrar para Pedro. O atacante não consegue desviar com força suficiente, mas obriga Weverton a espalmar. A bola fica para Everton Cebolinha, livre dentro da área e com o goleiro quase batido, mas ele soltou uma bomba longe do gol.
Pouco depois, Dudu recebeu dentro da área, lançou por elevação para a segunda trave para Gustavo Gómez, que ajeitou no meio da área para Luan. O zagueiro manda para o gol e obriga Matheus Cunha a fazer grande defesa.
No segundo tempo, o técnico argentino do Flamengo Jorge Sampaoli mudou o time, tirando os pontas Cebolinha e Luiz Araújo e lançando a campo Arrascaeta e Everton Ribeiro. Com menos velocidade, mas muito mais técnica, a melhora ficou evidente.
Embora tenha corrido enormes riscos nos contra-ataques, o Flamengo passou a dominar o jogo, chegar com perigo e criar chances. Depois de quase marcar com Wesley e Bruno Henrique, o Flamengo consegue o empate em boa jogada pela direita com Everton Ribeiro cruzando para Arrascaeta, livre, completar de cabeça: 1 x 1.
Antes do empate, porém, o Palmeiras teve três contra-ataques que poderiam ter gerado o segundo gol. Dudu, Piquerez e Gabriel Menino não finalizaram bem.
No final, o Palmeiras ainda teve dois gols corretamente anulados, ambos por impedimentos confirmados pelo VAR.
Vitória corintiana em Belo Horizonte dá respiro a Vanderlei Luxemburgo
Com gol de Roger Guedes aos 40 minutos do primeiro tempo, o Corinthians conseguiu uma importante vitória por 0 x 1 contra o Atlético Mineiro, no Mineirão, com pouco mais de 20 mil pessoas. O resultado deu fôlego ao técnico Vanderlei Luxemburgo, que, por causa da sequência de insucessos, estava ameaçado de demissão. O Corinthians, 14º com 15 pontos, também se afasta do fundo da tabela. Já o Galo vai de mal a pior, com seis partidas sem vencer, sendo cinco sob comando de Luiz Felipe Scolari (Felipão). Na classificação, o Atlético está na 11º posição, com 20 pontos.
Em relação às partidas anteriores, o Galo melhorou, com mais volume de jogo (60% x 40% na posse de bola), bem mais finalizações (26 x 8) e mais conclusões no alvo (6 x 2). No entanto, isto não se transformou em tantas chances reais de gol.
O jogo começou com os dois times trocando ataques, mas Edenílson, pelo Galo, e Yuri Alberto, pelo Timão, não finalizaram bem. Aos 12 minutos, Roger Guedes teve a primeira grande chance, ao ficar de frente para o goleiro Éverson, que fez enorme defesa. Aos 15 minutos, Alan Kardec teve enorme oportunidade para o Galo, sozinho após boa tabela, mas atirou muito longe do gol.
Aos 35 minutos, Pavón fez linda jogada individual, driblou para dentro e atirou forte de esquerda para grande defesa do goleiro Cássio. Aos 40 minutos, Mariano erra feio o passe, a bola fica para Yuri Alberto, que a conduz bem e faz o passe para Roger Guedes. O melhor jogador do Corinthians no ano arruma para o pé direito e, desta vez, vence Éverson: 0 x 1.
A partir disso, o Galo ataca bastante em busca do empate. Muitos arremates, mas raramente levava perigo. Na melhor oportunidade, com Bataglia, Cássio defendeu o lindo chute forte de dentro da área. No restante, o Corinthians, embora tenha dado raríssimas estocadas, quase não correu riscos.
Cruzeiro vence Vasco no Rio de Janeiro
Com um golaço de falta de Machado nos acréscimos do primeiro tempo, o Cruzeiro derrotou o Vasco, por 0 x 1, em São Januário, no Rio de Janeiro. Agora, o Cruzeiro está com 21 pontos na classificação e dormiu na oitava colocação. O cruzmaltino, que jogou com portões fechados por causa da punição do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), segue afundado na zona de rebaixamento, com apenas nove pontos e é o penúltimo colocado do campeonato.
O jogo foi equilibrado, com os dois times tendo algumas oportunidades de gol. No entanto, pesou muito a falta de eficiência vascaína nas finalizações, com apenas uma conclusão no alvo durante os 90 minutos de partida mais os acréscimos. Esse chute certo foi disparado por Gabriel Pec, dentro da área, aos seis minutos do segundo tempo, mas o goleiro cruzeirense Rafael Cabral fez uma grande defesa.
Antes disso, na primeira etapa, o Vasco teve uma boa chegada com Gabriel Pec logo aos quatro minutos, mas o chute cruzado de dentro da área foi para fora. Aos 39, o Cruzeiro avisou com Stênio, através de um bom disparo da entrada da área, que o goleiro Léo Jardim defendeu. Depois, nos acréscimos, na falta quase no bico direito da grande área, Machado atirou com perfeição para marcar o único gol do jogo. O Vasco ainda teve uma boa chegada no primeiro tempo com Matheus Carvalho de frente para o goleiro. O chute foi fora.
No segundo tempo, os dois times tiveram oportunidades, mas, tirando a bola de Gabriel Pec, as chegadas com conclusão do Vasco, inclusive a de um rebote dentro da pequena área, não atingiram a meta. Já o Cruzeiro desperdiçou pelo menos duas chegadas de frente para o goleiro, além de outros arremates que exigiram defesas do goleiro Léo Jardim.
Ao longo da partida, o Vasco teve mais posse de bola (57% x 43%), mais finalizações (9 x 7), mas foi amplamente superado nas conclusões certas (1 x 5).
Empate na Arena Pantanal
Cuiabá e Bahia empataram pelo placar de 1 x 1 na Arena Pantanal. Os dois gols do jogo foram marcados por atletas do Dourado – Deyverson, de pênalti, aos 18 minutos de jogo, e Alan Empereur contra a própria meta, aos seis minutos do segundo tempo.
O Bahia teve muito mais posse de bola (41% x 59%), mas a produção ofensiva foi bem superior dos donos da casa com vantagem nas finalizações (10 x 6) e nas conclusões certas (6 x 2).
O Dourado começou com tudo e, antes de obter o pênalti, teve um bom chute de fora da área, com Yuri Castilho, defendido por Marcos Felipe, e uma bola cara a cara de Deyverson, que o goleiro do Bahia conseguiu tapar com as pernas. Depois, Jonathan Cafú dividiu com Chávez na entrada da área pela ponta direita e a arbitragem assinalou o pênalti, bem cobrado por Deyverson: 1 x 0.
Ainda no primeiro tempo, o Cuiabá seguiu gerando mais perigo e poderia ter ampliado em cobrança de falta de Cappelini, além de um outro chute do uruguaio. Já o Bahia teve oportunidades para empatar com Kayke e Mingotti, ambas defendidas pelo goleiro Walter – foram as únicas conclusões ao alvo do Bahia.
No segundo tempo, o Bahia empatou com o gol contra após um cruzamento da esquerda. Alan Empereur atrapalhou-se ao tentar cortar e jogou para o próprio gol. Os dois times trocaram alguns ataques, mas as finalizações do Bahia não acertaram o alvo, enquanto as do Dourado, mesmo as certas, não resultaram em gols.
Coritiba ganha a segunda seguida, deixa a lanterna e ultrapassa o Vasco
Depois de ficar mais de quatro meses sem vencer por qualquer competição, o Coritiba ganhou o segundo jogo seguido ao derrotar o América (MG) de virada, pelo placar de 3 x 1, com apoio da ampla maioria dos 24,6 mil presentes no Couto Pereira.
O Coelho abriu o placar com Juninho, logo aos oito minutos. Antes, o América já tinha acertado a trave. O Coxa pressionou, exigiu boas defesas de Pasinato, até que foi favorecido por um pênalti muito duvidoso e empatou aos 40 minutos, com Alef Manga. Apenas quatro minutos depois, o time do Paraná, que vem tendo muitos insucessos e bastante azar na temporada, teve um pouco de sorte e qualidade ao virar o jogo em lindo gol de Robson Fernandes.
No segundo tempo, o Coelho pressionou, mas sem muita claridade, até que nos acréscimos Vítor Luís fechou o placar após boa jogada de velocidade. Ao longo da partida, o Coritiba teve menos posse de bola (42% x 58%), menos finalizações (14 x 17) e mais conclusões certas (7 x 4).
O Coxa, agora, é o 18º com dez pontos, um a mais do que o lanterna América e o penúltimo Vasco.
Duelo de líder contra vice-líder no domingo
Neste domingo, 9 de julho, o grande destaque é o enfrentamento entre o vice-líder Grêmio, que tem 26 pontos, contra o líder Botafogo, com 33 pontos, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, às 18h30. Vitória gaúcha diminuirá a vantagem para quatro pontos. Porém, caso o Botafogo vença, poderá abrir dez pontos na liderança. A partida terá transmissão do Sportv.
Antes, às 11 horas, em duelo direto de times que fazem campanha muito ruim, o Santos recebe o Goiás, na Vila Belmiro, com estádio fechado por causa da punição do STJD ao alvinegro praiano. A partida terá transmissão apenas do Premiere.
Já às 16 horas serão dois confrontos: Fluminense x Internacional, no Maracanã, no Rio de Janeiro, e Bragantino x São Paulo, no Nabizão, em Bragança Paulista. No Tocantins, o jogo do Rio de Janeiro, que pode marcar a estreia do centroavante equatoriano Enner Valencia no Colorado, só poderá ser visto pelo Premiere. Bragantino e São Paulo, confronto do quinto colocado contra o sétimo, terá transmissão da Globo (TV Anhanguera) para todo o estado.
Ainda no domingo, às 18h30 tem Fortaleza x Athletico Paranaense, no Castelão, em mais um jogo que será mostrado só pelo Premiere.
Confira, abaixo, os melhores momentos das partidas de sábado, 8 de julho:
Atlético Mineiro 0 x 1 Corinthians
Fotos: César Greco/Palmeiras, Gabriel Thá/Coritiba, Rodrigo Coca/Agência Corinthians, Staff Images/Cruzeiro