O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitou a ilha do Mar Negro cujos defensores desafiaram um navio de guerra russo no início da invasão, quando o conflito chega ao seu 500.º dia.
“Quero agradecer daqui, deste lugar de vitória, a cada um de nossos soldados por estes 500 dias”, disse Zelensky no vídeo sem data, no qual ele aparece a chegar à ilha de barco e deixando flores num memorial.
Moscou capturou a ilha da Serpente logo após a sua invasão da Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022.
Uma troca de mensagens via rádio tornou-se viral na altura, quando soldados ucranianos disseram à tripulação do navio de guerra russo que exigia a sua rendição “vá-se foder”. Estes soldados ucranianos foram feitos prisioneiros, mas depois trocados por detidos russos.
A gravação dessa troca de mensagens correu o mundo e serviu de mote para a resistência ucraniana, aparecendo até em cartazes durante comícios de apoio no estrangeiro e em selos.
O navio russo envolvido, o Moskva, afundou-se no Mar Negro em abril, após o que Moscovo disse ter sido uma explosão a bordo. Já a Ucrânia disse que tinha atingido o navio de guerra com mísseis.
As forças ucranianas recapturaram a ilha em junho do ano passado.
Fonte: dn.pt