As homenagens ao ex-governador Siqueira Campos movimentaram os grupos políticos no Tocantins nos últimos dias. A primeira delas foi a aprovação, na quinta-feira, 6, do Projeto de Lei (PL) nº 295/2023, que muda a denominação da sede do governo estadual de Palácio Araguaia para Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. O presidente da Casa, deputado Amélio Cayres, autor do projeto que teve subscrição de todos os demais 23 deputados estaduais, disse que “é uma forma justa e merecida de honrar sua memória e reconhecer seus feitos”.
A família do ex-governador e fundador do estado do Tocantins e da capital Palmas divulgou carta pública em agradecimento aos deputados.
A carta traz também agradecimento ao governador do estado. “Indispensável associar o nome do Governador Wanderlei Barbosa nessa decisão, o que a torna ainda mais honrosa para todos nós. Fica aqui registrado o nosso eterno reconhecimento e nossa gratidão, na certeza de que Siqueira Campos estará presente na rotina mais importante de Poder Executivo do nosso amado Estado.”
Confira a carta na íntegra e, logo abaixo, algumas imagens do palácio com créditos para liLuffin (@guilherme08231/Pinterest); Secom/TO; Google Maps e Marcelo de Deus).
Prezado Presidente Deputado Amélio Cayres e todos os demais integrantes do Poder Legislativo
É com sentimento de profunda gratidão e de reconhecimento que, em nome da Família Siqueira Campos, venho agradecer a grandeza do gesto e a belíssima aprovação da lei que designa a sede do Poder Executivo do Estado do Tocantins, Palácio Araguaia, Governador José Wilson Siqueira Campos.
Construído para sediar o Poder Executivo e reafirmar Palmas como pronta para receber o Governo, o edifício de onde emanaram tantas importantes e históricas decisões, agora designado com o nome do nosso idealista e fundador de Palmas, continuará a ser o cenário das mais importantes decisões, essenciais para o futuro do nosso Tocantins.
Indispensável associar o nome do Governador Wanderlei Barbosa nessa decisão, o que a torna ainda mais honrosa para todos nós. Fica aqui registrado o nosso eterno reconhecimento e nossa gratidão, na certeza de que Siqueira Campos estará presente na rotina mais importante de Poder Executivo do nosso amado Estado.
Recebam todos os senhores deputados a nossa gratidão e o nosso reconhecimento.
Atenciosamente,
Família Siqueira Campos
Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos
O Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos foi projetado pelos arquitetos Maria Luci da Costa e Ernani Vilela. Foi inaugurado no dia 9 de março de 1991 pelo então primeiro governador do Tocantins, Siqueira Campos. O palácio fica localizado na Praça dos Girassóis, a maior da América do Sul e uma das maiores no mundo.
Sede do Poder Executivo estadual, o Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos é um marco. Está situado no centro do plano diretor e ocupa uma área útil de 14 mil metros quadrados, com quatro pavimentos, sendo um subsolo. Seus arcos são uma referência histórica à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade, ruína tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico da Humanidade (Iphan). De arquitetura arrojada, o palácio é um dos principais cartões de Palmas e acompanha o projeto de modernidade da capital do Tocantins.
Diariamente, veem-se pessoas visitando o palácio, conhecendo e tirando fotos. Recentemente, um casamento foi realizado na entrada norte, utilizando as escadarias que são um belo cenário. Fotos de formandos das mais diversas graduações também são constantemente feitas no entorno do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.
O prédio traz uma vasta gama de informações sobre a luta libertária do então norte goiano. Com painéis coloridos, homenageando os povos originários, os líderes e a criação do estado do Tocantins. É ali, também, que está o marco do centro geodésico do Brasil, tão comentado e orgulhosamente apresentado por Siqueira Campos nos seus quatro mandatos de governador. Um dos pontos que mais chamam a atenção no seu interior é a maquete da capital Palmas.
Imagens