De acordo com o Corpo de Bombeiros, o objetivo é levar segurança e tranquilidade a banhistas e comerciantes com a Operação Praia 2023. Ao todo, 50 bombeiros militares atuam nas principais praias do Tocantins, neste final de semana.
As praias oficiais são as que atraem mais banhistas e turistas de várias partes, levando o Corpo de Bombeiros Militar a priorizar essas localidades com maior volume de militares aos finais de semana.
Em Palmas, as praias contam com socorristas do CBMTO e a dica, segundo os militares, é que os cidadãos adotem atitudes seguras, priorizando a curta distância em relação às crianças, não nadar em locais profundos e com correntezas, bem como não ir para a água após ingerir bebidas alcoólicas.
Todas as praias oficiais são sinalizadas, contam com bombeiros militares ou com guarda-vidas civis formados pelo CBMTO.
O empresário Cardosino Ramos dos Santos, dono de um restaurante na Praia do Caju, elogiou o trabalho dos bombeiros.
“Sou comerciante aqui há 18 anos, e sempre tivemos apoio do Corpo de Bombeiros por aqui, que dá mais segurança para a população. É muito importante para nós esse trabalho, assim a família traz as crianças e todos se sentem mais tranquilos”, afirmou.
A Praia do Caju é uma das mais movimentadas da capital, com acesso pela NS-15 e LO-19. Ela está localizada ao lado da Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins, da Marinha do Brasil. Uma de suas características é a água esverdeada, com a correnteza do Rio Taquaruçu Grande, que desemboca no Lago de Palmas. A área de banho é de cerca de dois metros de profundidade.
Cerca de três quilômetros dali, no sentido norte, está a Praia do Prata. É a que mais atrai os banhistas e o acesso também pode ser pelas Avenidas NS-15 e LO-19. A localidade conta com uma Base de Apoio da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), além de bombeiros militares cumprindo escala nos finais de semana.
A advogada Ludmila Jovelli, residente em Colinas do Tocantins, veio passar o final de semana na capital e também elogiou a presença dos bombeiros militares.
“A sensação de segurança é muito boa, porque o Corpo de Bombeiros está presente. E a gente que tem criança dá preferência a esses lugares, pois estamos de olho nelas e os bombeiros também estão sempre com esse olhar protetor”, concluiu Ludmila.
Fotos: Luiz Henrique Machado