O dia foi de muita comoção, o Tocantins está de luto, isto é fato. As manifestações de carinho observadas no Palácio Araguaia, durante o velório que começou às 7 h da manhã e foi até as 17h30, quando o cortejo seguiu para o Cemitério Jardim das Acácias, passando pela avenida JK, onde populares aguardaram a passagem das centenas de carros que estavam em fila, puxados pelo caminhão do Corpo de Bombeiros, onde o caixão com o corpo do ex-governador estava.
Milhares de pessoas compareceram ao velório e formaram longas filas para dar o último adeus ao criador do Tocantins. Familiares receberam os cumprimentos de quem passou pelo local. A missa que encerrou o velório foi presidida pelo arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães e contou com a participação do bispo de Porto Nacional, Dom José Moreira da Silva, e do padre Eduardo Zanon, pároco da Catedral de Palmas.
A representatividade e liderança política de Siqueira Campos reuniram, na sua despedida, ex-adversários, sucessores e muitos populares. A banda da Polícia Militar prestou homenagens ao ex-governador, artistas tocantinenses cantaram durante o velório.
Siqueira Campos não deixou um legado somente no campo político, mesmo sendo o maior líder desse estado. O seu legado é também sobre a vida das pessoas. Sua generosidade e determinação na condução do governo, por quatro mandatos, marcaram a história, tanto da população quanto da administração estadual.
O filho do ex-governador, Eduardo Siqueira Campos, que tem uma trajetória política com mandatos de deputado federal, senador, deputado estadual e de primeiro prefeito da capital Palmas, por eleição direta, falou, ao final da missa, em nome da família. A principal mensagem do seu discurso emocionado foi a união entre políticos e o compromisso desses para com a população.
Eduardo falou da família, citou os irmãos, filhos do casamento com a saudosa Aureny e filhos do segundo casamento de Siqueira Campos com Marilúcia Uchoa. Ele fez elogios e agradecimentos à dedicação da viúva no cuidado com Siqueira em seus últimos dias de vida.
Com a voz embargada pelo choro, Eduardo Siqueira Campos falou sobre um pedido especial que o seu pai fez. “Ele me pediu que, quando nós sentíssemos saudades dele, fôssemos até a placa onde estão os proclamas, junto com a pedra fundamental de Palmas, que o buscássemos no Parque do Cantão, no Jalapão, na riqueza e pobreza do Bico do Papagaio, no Vale do Araguaia, na simplicidade do sudeste… que ele estará em todas as partes do nosso Tocantins; e eu sinto que o meu pai está vivo aqui, entre nós e em todos os lugares do Tocantins”, ressaltou Eduardo.
O governador Wanderlei Barbosa, o vice Laurez Moreira, o presidente da Assembleia Legislativa deputado Amélio Cayres, a prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro Mantoan, os ex-governadores Marcelo Miranda, Moisés Avelino e Sandoval Cardoso assistiram à missa de despedida de Siqueira Campos. Velhos amigos do ex-governador e até mesmo políticos que estiveram em posição de adversários também compareceram ao velório.
Assista ao vídeo da missa na íntegra acessando o perfil do Portal Rede Jovem News no Instagram.
Cortejo
O cortejo que levou o corpo do ex-governador Siqueira Campos ao cemitério foi formado por centenas de carros. Na chegada ao Cemitério Jardim das Acácias, outra multidão aguardava. As pessoas, emocionadas, entoavam músicas e hinos durante a despedida final do seu maior líder. Dezenas de coroas de flores enfeitaram o cenário triste. Mesmo após o sepultamento, dezenas de pessoas permaneceram no local em orações e cânticos.
Imagens: Adilvan Nogueira; Vilmara Bianchi; Wilson Rodrigues e Governo do Tocantins
Veja imagens