Protagonismo: veículos nacionais repercutem trajetória de Siqueira Campos pela criação do TO

"Siqueira chegou a fazer greve de fome de 98 horas em favor da causa separatista. Seu nome é mencionado até no hino estadual", ressaltou a Folha de São Paulo.

CNN, Estadão, Folha de São Paulo, Poder 360, Agência Brasil, dentre outros veículos nacionais, deram destaque ao papel de protagonismo que o ex-governador Siqueira Campos desempenhou como o maior líder político da história do Tocantins. “O político ficou conhecido como o responsável pela criação do estado do Tocantins. Em junho de 1987, Siqueira, então deputado federal e relator da subcomissão dos estados da Assembleia Nacional Constituinte, redigiu e entregou ao deputado Ulysses Guimarães a fusão de emendas, que contava com mais de 100 mil assinaturas, solicitando a criação do Tocantins”, destacou a Folha de São Paulo.

Em seguida, o veículo pontuou que: “Na época, o território fazia parte do estado de Goiás. Siqueira chegou a fazer greve de fome de 98 horas em favor da causa separatista. Seu nome é mencionado até no hino estadual. O político foi o primeiro a assumir o comando do governo do então recém-criado estado e se manteve influente mesmo fora do cargo. Em 1989, assinou a fundação de Palmas, hoje capital”.

Trajetória

A CNN, por exemplo, ressaltou que Siqueira foi governador do estado por quatro mandatos: 1989 a 1991; 1995 a 1998; 1999 a 2003; e 2011 a 2014. “Ele fundou a cidade de Palmas, capital do Tocantins, e foi o primeiro governador do Estado. O político também ocupou os cargos eletivos de vereador, deputado federal e senador”.  Já o site Poder 360 elucidou: “E, em julho de 2019, foi o congressista mais velho a tomar posse no Senado, aos 91 anos, como 1º suplente do senador Eduardo Gomes (PL/TO)”.

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News