Políticos, gestores, instituições e órgãos públicos manifestam pesar pela morte de Siqueira Campos

Herói, desbravador, estadista, líder... José Wilson Siqueira Campos deixa o plano terreno, mas a sua história mistura-se com a história do Tocantins e permanecerá viva para sempre. 

Não está sendo fácil! Nesta fatídica terça-feira, 4 de julho de 2023, sai de cena o homem que os jornalistas, escritores, historiadores, intelectuais e pensadores nunca encontraram uma palavra que pudesse defini-lo. O governo do Tocantins decretou ponto facultativo nesta quarta-feira, 5, e luto oficial de sete dias.

 

Ele sai de cena e deixa esta vida no plano terreno e entra para a história, e na dimensão celestial viaja para abraçar Deus, o Deus que ele tanto amou e com quem tanto falou e andou ao longo dos seus 94 anos. Ele deixa o Tocantins em estado de comoção geral e luto eterno, mas vai abraçar seu neto Gabriel.

 

Agora, na dimensão espiritual e de posse da eternidade, ele vai abraçar e matar a saudade do Mestre Pacífico e da dona Regina, seus pais. Na dimensão celestial ele também terá a oportunidade de abraçar sua velha companheira de guerra e lutas, mãe de muitos dos seus filhos, Dona Aureny.

 

Serão tantos amigos e amigas que Siqueira terá a oportunidade de rever, agora nas mansões celestiais, que pela fé é possível acreditar naquele pensamento que sempre se ouve: “No dia que eu nasci todos sorriam, só eu chorava. No dia que eu partir todos vão chorar, mas só eu irei sorrir”.

 

Não param de chegar notas de pesar, depoimentos e declarações de amor ao eterno Siquerido. E nesse pequeno espaço o portal Rede Jovem News estará publicando essas mensagens de carinho e afeto pelo eterno governador José Wilson Siqueira Campos.

 

Confira algumas das notas de pesar enviadas de toda parte do estado do Tocantins:

 

Neste momento de imensa tristeza, me junto ao Tocantins na dor pela perda do criador e e eterno governador do Tocantins, Siqueira Campos, na noite desta terça-feira, 4. Com 94 anos, aquele que fora meu grande líder e inspiração como político e ser humano partiu sereno na certeza de que mudou os rumos de vida de tanta gente.

Não há como falar em política no Tocantins sem falar deste nobre e grande líder que acreditou na fundação de um estado que ainda não existia, um futuro novo para mais de 1,5 milhões de moradores tocantinenses. Siqueira também lutou incessantemente pelo nosso Bico do Papagaio e chamou a atenção de todos para o grande potencial das cidades da região.

Esta perda é, sem dúvidas, inestimável porque, além de perdermos o criador do nosso Estado, perco o líder que sempre me orientou na condução de meus mandatos políticos e prestou, a mim, grandes conselhos de vida.

Fico agora com o sentimento de perder um pai muito presente, mas sabemos que Siqueira deixou o seu legado de determinação e esperança que é possível fazer diferente.

Presto condolências a todos os familiares e amigos neste momento de profunda dor e que todos sejamos consolados pela certeza de que Siqueira Campos será eternamente lembrado pelo país inteiro por ter criado o Tocantins e a capital, Palmas, e lutado por esta terra e por esta gente até os últimos segundos de vida.

Deputado Amélio Cayres
Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins

 

É com uma das maiores tristezas que já senti em minha vida, que lamento a perda irreparável do pai do Tocantins, nosso eterno governador, Siqueira Campos.

Corajoso, líder e estadista, Siqueira foi também o responsável pela história de cada um de nós, que vivemos no Estado idealizado e construído por ele.

Siqueira Campos foi um defensor incansável dos direitos dos cidadãos tocantinenses, um promotor da justiça social e um arquiteto de políticas públicas transformadoras.

Como um imponente e radiante girassol fez florescer nestas terras do antigo norte goiano, sonhos e vidas.

Sua liderança inspiradora e única trouxe para o Estado não apenas conquistas materializadas em obras importantes, mas também um legado intangível de esperança, unidade e progresso.

Nosso eterno governador será lembrado como um verdadeiro defensor dos valores democráticos e um guia para as futuras gerações.

Siqueira marcou a minha história com a nossa amizade repleta de lealdade, carinho, respeito e incontáveis ensinamentos. Foi uma honra ser seu eleitor, advogar para ele na campanha vitoriosa de 2010, permanecer leal ano após ano e para todo o sempre. Agradeço ter recebido seu voto de confiança nas urnas, um ilustre eleitor que me apoiou na minha primeira eleição.

Nesta manhã, Deus me deu a oportunidade de prestar a última homenagem ao meu grande amigo, em vida: a “Comenda Gran-Cruz Governador Siqueira Campos”, a maior honraria da Assembleia Legislativa do Tocantins.

Em nome da nossa trajetória juntos e de todos os cidadãos do nosso Estado, presto minhas mais sinceras condolências à família de Siqueira Campos. Que encontrem forças para superar esse momento difícil e que possam sentir o nosso apoio e gratidão por compartilharem conosco um homem de tamanha grandeza!

Em sua memória, reafirmo o compromisso de seguir adiante, construindo um futuro melhor para nosso Estado, honrando seu legado e mantendo vivo o espírito de serviço público que nosso eterno governador praticava.

Desejo que descanse em paz e que sua contribuição inestimável para o Tocantins jamais seja esquecida!

 

“Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá”, João 11:25-26.

 

Eduardo Mantoan, deputado estadual pelo Tocantins de Siqueira Campos.

A Controladoria-Geral do Estado do Tocantins se junta aos milhares de tocantinenses que sofrem a perda do seu maior estadista, José Wilson Siqueira Campos. Honra-nos a memória e os feitos desse grande desbravador e líder incansável, que fez da criação do Tocantins um propósito de vida, abrindo um largo caminho de oportunidades aos que neste chão já viviam, aos que atenderam ao seu chamado e aos que continuam a chegar.

Rogamos a Deus para que ampare os corações enlutados dos familiares e amigos, e de todos aqueles que o admiram.

José Humberto Muniz Filho
Secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado

Foi com profundo pesar que recebi na noite desta terça-feira, 04, a notícia do falecimento do criador e idealizador do nosso Estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos.

Homem que tem sua história conhecida pela luta, foi desbravador da criação e do desenvolvimento do Tocantins.

Pessoa que nos deixa orgulho por sermos Tocantinenses.

Nossas condolências e sentimentos de pesar a Dra. Marilucia Siqueira Campos, aos filhos e netos do nosso ex-governador e eterno criador do mais novo Estado.

Israel Guimarães
Presidente da ATR

 

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) manifesta profundo pesar pelo falecimento de José Wilson Siqueira Campos. Incontestavelmente a maior liderança política do Tocantins, que participou ativamente das etapas de criação, estruturação e consolidação do Estado.

Deputado federal, propôs a emenda constitucional que deu origem ao Tocantins. Um homem à frente do seu tempo, Siqueira Campos não poupou esforços para realizar o sonho de criação do Estado. Travou batalhas para a emancipação do Norte goiano, fez greve de fome, enfrentou adversidades para, assim, deixar seu legado marcado como um homem que mudou a vida de uma população que necessitava de cuidados.

Criada a unidade federativa, governou-a por quatro gestões e fundou a capital, Palmas, deixando seu nome registrado no fundamento desta história.

No exercício do cargo de governador, Siqueira Campos participou de momentos decisivos, tendo assinado a Medida Provisória que criou o Ministério Público do Estado do Tocantins, contribuído na elaboração do texto constitucional que reconheceu a autonomia administrativa da Instituição e cooperado para a construção da sede definitiva da Procuradoria-Geral de Justiça, entre outros fatos históricos.

À família e amigos do ex-governador, em especial a sua esposa, Marilúcia Leandro Uchôa Siqueira Campos, promotora de Justiça aposentada, o MPTO deseja paz e serenidade neste momento de inigualável perda.

Ministério Público do Tocantins

 

O Poder Judiciário do Tocantins recebe com profunda tristeza o falecimento, nesta terça-feira (4/7), de José Wilson Siqueira Campos, eterno governador do Tocantins. Em nome de toda a Corte de Justiça, todas as magistradas e magistrados, servidoras e servidores, a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, expressa o seu mais profundo pesar.

Primeiro governador eleito do Tocantins e que capitaneou a luta histórica e exitosa pela criação do Estado, ao lado de outros valorosos personagens, o eterno governador Siqueira Campos guarda, em sua rica trajetória, uma relação institucional profícua com o Judiciário tocantinense.

Uma trajetória iniciada em 1º de janeiro de 1989, dia em que o Tocantins foi oficialmente instalado, com ampliação do número de comarcas na então capital provisória Miracema, que passou de 20 para 42 comarcas – 17 de Primeira Entrância, oito de Segunda Entrância e quatro de Terceira Entrância.

Dono de quatro mandatos como governador tocantinense, Siqueira Campos deixa filhos, netos, bisnetos e amigos a quem rogamos a Deus que lhes deem conforto aos corações.

Tribunal de Justiça do Tocantins

 

Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento de José Wilson Siqueira Campos, nosso eterno governador.
Siqueira Campos para mim é a verdadeira história do Tocantins. Foi a pessoa que lutou, que viveu a sua vida por um Estado, por uma região.
Ele deixa um legado muito importante não só para o Tocantins, mas para o Brasil. Ele demonstrou que a luta dele valeu a pena. E nós temos hoje um povo que reconhece a sua história, um povo feliz com as conquistas que ele trouxe para essa região, com toda essa infraestrutura criada por ele.
Sua carreira e trajetória política comprovam o quanto dedicou seu tempo para a melhoria da qualidade de vida da população e desenvolvimento do nosso Estado. Desejo que todos de sua família e todo povo tocantinense tenham força e conforto nesse momento.
Todas as honras e homenagens precisam ser prestadas a este herói do povo tocantinense.

Jaime Café
Secretário da Agricultura e Pecuária do Tocantins

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News