Na sessão plenária de encerramento dos trabalhos legislativos do primeiro semestre de 2023 da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), nesta terça-feira, 4, o deputado Eduardo Mantoan (PSDB) apresentou Projeto de Lei que propõe a Comenda Gran-Cruz Governador Siqueira Campos. O presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), fez questão de se subscrever, parabenizando a iniciativa do colega de parlamento. Na sequência, a maioria dos deputados tomou a mesma atitude.
Os tocantinenses vivem um momento de grande apreensão devido ao quadro crítico de saúde do ex-governador José Wilson Siqueira Campos, de 94 anos, que está internado numa Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital de Palmas; complicações ocorridas nas últimas horas, incluindo dificuldade respiratória, o levaram a ser intubado nesta terça-feira.
Em seu pronunciamento, o deputado Mantoan lembrou de alguns momentos da memorável trajetória de Siqueira Campos, que culminou com a criação do estado do Tocantins, em 1988, após 25 anos de luta; o ex-governador também foi um herói ao fundar e construir a capital do estado, Palmas, a partir do zero, cujo lançamento de Pedra Fundamental foi feito no histórico 20 de maio de 1989. Hoje, num leito de UTI, repousa cheio de dores, cansado e fragilizado o corpo de um bravo guerreiro, cujo nome é coroado por heroísmo, intrepidez, bravura e inteligência política ímpar, que leva muitos a dizerem com os olhos lacrimejando: “Nunca mais nascerá uma mulher capaz de parir um outro Siqueira Campos”.
“A maior honraria da Casa de Leis só poderia levar o nome dele, o grande responsável por todos estarmos aqui hoje nessas terras. Siqueira que com bravura e perseverança encerrou uma luta de quase 200 anos dos moradores do então norte goiano em prol da divisão do Estado, trazendo a perspectiva de desenvolvimento para uma região que viveu séculos de relativo isolamento e abandono”, discursou o deputado.
Comenda Gran-Cruz Governador Siqueira Campos
O parlamentar destacou que a Comenda Gran-Cruz Governador Siqueira Campos deverá ser proposta pelos deputados, administrada pela mesa diretora da Aleto e entregue a personalidades de relevância para o estado. Mantoan ainda lembrou: “Tive a honra de advogar para o governador Siqueira Campos, inclusive na campanha vitoriosa de 2010, período em que recebi os maiores ensinamentos da minha vida. Sem dúvidas, Siqueira representa a maior liderança política e histórica do nosso Tocantins. E nada mais justo que prestar essa homenagem a ele e, posteriormente, a quem contribui para o crescimento do Estado”, ressaltou o deputado. A proposta prevê que a entrega da Comenda Gran-Cruz Governador Siqueira Campos deverá ocorrer em sessão solene realizada anualmente em outubro, mês em que o Tocantins foi criado.
Siqueira segue internado recebendo todos os cuidados médicos possíveis, e a população dos 139 municípios do estado que ele criou, consternada, permanece, como sentinela, em orações, e com fé envia durante o dia e a noite, inclusive de madrugada, vibrações positivas em prol do maior líder político do estado.
Foto: Aleto