Após agravamento do seu estado de saúde, com quadro infeccioso (septicemia) e crise renal aguda, o ex-governador do Tocantins Siqueira Campos, 94 anos, nos deixou na noite desta terça-feira, 4 de julho. O líder e estadista estava internado desde a última quinta-feira, 29 de junho, e completaria 95 anos no dia 1º de agosto.
Em nota, a família agradeceu a todos os tocantinenses pelo carinho, pela solidariedade e pelas orações e comunicou: “definindo os locais do velório e sepultamento as informações serão repassadas a todos”. Políticos solidarizam-se com a família e emitem notas de pesar.
“Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações. Para mim e minha família, ele era mais do que um líder político notável: era um amigo, um mentor, alguém cuja presença iluminava nossos caminhos e suas palavras sempre traziam sabedoria e inspiração”, lamentou o deputado federal Filipe Martins, que pediu um minuto de silêncio no Plenário da Câmara dos Deputados e teve solicitação concedida.
“É com imenso pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do ex-governador e ilustre líder político, Siqueira Campos, que deixou uma marca indelével no Estado do Tocantins. Sua partida deixa um vazio imensurável na política brasileira e nas vidas daqueles que tiveram a oportunidade de conhecer sua dedicação e compromisso inabaláveis com o Tocantins, desde o então norte-goiano, e toda sua gente”, destacou o deputado federal Ricardo Ayres.
A senadora Professora Dorinha, por sua vez, ressaltou: “o Tocantins perdeu hoje o seu protagonista. Siqueira fez história. Ele é história e sempre será. Sem dúvida o Tocantins e o Brasil perdem um dos mais importantes nomes da política. Da nossa parte, agradecemos do fundo do coração pelo seu legado e rezamos para que o nosso Senhor Jesus conforte os corações de todos os tocantinenses nesse momento, em especial, seus familiares”.
Em seguida, o deputado federal Vicentinho Jr. lamentou a partida de Siqueira Campos. “As lágrimas da despedida carregam a gratidão pela oportunidade de poder chamá-lo de amigo. Amizade esta herdada dos meus pais que foi construída com muito carinho e dedicação. No último ano fui surpreendido com a sua declaração de apoio e voto. Declaração esta que com imensa felicidade será eternizada em nossos corações, uma vez que nos inspirou não apenas como líder, mas também como ser humano.”
O deputado federal Alexandre Guimarães também externou o seu pesar. “Neste momento de dor estendo meus sentimentos a Dra. Marilucia Siqueira Campos, aos filhos e netos do nosso ex-governador. A sua história de luta pela criação do Tocantins orgulha todos nós tocantinenses. Sem dúvida alguma, Siqueira Campos mudou toda história do antigo norte de Goiás.”
Deputado Filipe Martins e família com o ex-governador Siqueira Campos