Ucrânia quer negociar cessar-fogo após a contra-ofensiva

Planos terão sido partilhados com diretor da CIA, William Burns, numa visita secreta dele a Kiev no início do mês de junho.

O diretor da CIA, William Burns, viajou recentemente para a Ucrânia, onde se encontrou com o presidente Volodymyr Zelensky, confirmaram as autoridades americanas à AFP na sexta-feira.

A visita – não relatada na época – ocorreu quando as tropas ucranianas realizavam uma contraofensiva no leste e no sul do país contra as forças russas no início deste mês.

De acordo com o The Washington Post, que noticiou a visita, as autoridades ucranianas partilharam planos para recuperar o território ocupado pela Rússia e iniciar as negociações de cessar-fogo até ao final do ano. O The Washington Post informou que a visita ocorreu em junho.

A viagem ocorreu antes da rebelião do líder da companhia militar privada Wagner, Yevgeny Prigozhin, segundo o oficial.

O motim, amplamente visto como a maior ameaça à autoridade do Kremlin em décadas, “não foi tema de discussão”.

Os Estados Unidos tentaram deixar claro que não estiveram envolvidos na rebelião, depois das notícias de que William Burns ligou para Sergei Naryshkin, diretor do Serviço de Inteligência Externa da Rússia.

O Comandante em chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Valery Zaluzhny, disse que os planos de contraofensiva do seu país estão sendo prejudicados pela falta de armamento adequado.

Na terça-feira, os Estados Unidos anunciaram um novo pacote de armas de 458 milhões euros para reforçar a contraofensiva.

Fonte: dn.pt
Foto: © Mandel NGAN / AFP

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News