Grêmio e Flamengo vencem e colocam pressão no líder; veja gols do sábado

Com gol no fim, São Paulo também ganha. Beira-Rio tem empate em jogo movimentado. Domingo com Corinthians às 11 horas - líder e mais três partidas sem televisão aberta para o Tocantins. Saiba horários e onde assistir.

Com gol no fim, São Paulo também ganha. Beira-Rio tem empate em jogo movimentado. Domingo com Corinthians às 11 horas – líder e mais três partidas sem televisão aberta para o Tocantins. Saiba horários e onde assistir.

Mesmo correndo riscos, Grêmio e Flamengo venceram nesse sábado, 1º de julho, na abertura da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro e foram a 26 pontos e 25 pontos, respectivamente, colocando pressão no líder Botafogo (30 pontos), que tem clássico contra o Vasco da Gama neste domingo.

O Grêmio venceu o Bahia pelo placar 1 x 2, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, diante de 34 mil pessoas. Com a derrota, o Bahia segue com 12 pontos na 14ª posição e tem muita chance de ingressar na zona de rebaixamento ao final da rodada.

O jogo começou com muita movimentação e chances reais de gol para os dois lados. Logo aos quatro minutos, Kanu ficou com sobra de escanteio dentro da pequena área, mas bateu por cima, desperdiçando grande chance para o Bahia. O Grêmio respondeu com grande passe para Bitello que, livre, também perdeu o gol. Na sequência, Kayke driblou Geromel, mas atirou por cima. Aos nove minutos, o Grêmio abriu o placar. Suárez recebeu da entrada da área, levantou com perfeição para Villasanti que, de peito, ajeitou para Cristaldo atirar para o fundo da rede: 0 x 1.

O Bahia pressionou e teve três oportunidades de empatar – com Mingotti, Kanu e Cauly, mas a bola não entrava. Aos 19 minutos, o gol chegou Kayke, após grande jogada de velocidade. Mingotti apareceu cara a cara, tocou por cima do goleiro, a zaga do Grêmio conseguiu afastar, mas Kayke completou para marcar o 1 x 1 parcial.

O Bahia tentou a virada, mas não conseguiu. No segundo tempo, o panorama inicial foi o mesmo: ambos os times criando boas chances. Os goleiros Gabriel Grando e Marcos Felipe fizeram boas defesas. Na reta final, porém, o Grêmio passou a tomar conta da partida. Teve chances boas com Bitello, Villasanti, Ferreira e Cuiabano. No quarto minuto de acréscimo, o segundo gol chegou. Estupenda tabela de Ferreira com Bitello, cruzamento rasteiro que Gustavo Martins, de dentro da pequena área, completou: 1 x 2, gol que garantiu os três pontos para os gremistas.

Durante o jogo, houve equilíbrio nas finalizações (16 x 14), com Grêmio acertando mais no alvo (5 x 7) e tendo mais posse de bola (47% x 53%).

Vitória para festa de Maracanã lotado
Com 64,5 mil pessoas no estádio, o Flamengo venceu o Fortaleza pelo placar de 2 x 0; gols de Gabriel, no primeiro tempo, e De Arrascaeta, na etapa final. O Rubro-negro teve dois grandes destaques na partida: o goleiro Matheus Cunha, com cinco defesas, incluindo um pênalti quando o placar estava empatado e o uruguaio De Arrascaeta que, além do belo gol, foi autor de uma assistência espetacular para o Flamengo abrir o placar.

O Flamengo teve muito mais posse de bola (60% x 40%), mas finalizou menos (10 x 14) e acertou menos no alvo (4 x 5). Logo no começo do jogo, aos oito minutos, o Fortaleza armou um bom ataque pela direita e Lucero foi derrubado dentro da área por Thiago Maia: pênalti. Pikachu cobrou aos dez minutos e o goleiro Matheus Cunha defendeu, inflamando o Maracanã; quatro minutos depois, um dos ditados mais antigos do futebol se concretizou: quem não faz, leva. Arrascaeta recebe na direita e cruza de trivela, com enorme categoria, para Gabriel Barbosa (o Gabigol) ganhar a dividida de Tinga e completar para o fundo do gol: 1 x 0.

Uruguaio De Arrascaeta foi o grande destaque das ações ofensivas do Flamengo

Após o gol, a partida ficou de ida e volta, com os dois times alternando chegadas de bastante perigo. Na melhor do Flamengo, Gerson atirou na rede pelo lado de fora. Já o Fortaleza teve duas boas oportunidades para empatar: uma com Caio Alexandre, aproveitando saída de bola errada do Flamengo, e outra com Lucero.

Na segunda etapa, a situação seguiu semelhante. Pedro, em boa jogada coletiva, deu lindo chute da entrada da área, mas Marcos Felipe defendeu com a ponta dos dedos. O Fortaleza também buscava o gol do empate, mas os bons ataques não foram bem concretizados. Aos 19 minutos, Ayrton Lucas fez boa jogada pela esquerda, cruzou rasteiro, a zaga do Fortaleza corta mal e Arrascaeta pega a sobra e dispara uma bomba no ângulo: 2 x 0. Flamengo e Fortaleza trocaram bons ataques até o final, com o Leão do Pici tendo as melhores chegadas, mas sem conseguir alterar o placar.

O Fortaleza é o nono com 20 pontos e pode perder posições até o final da rodada.

 

São Paulo pressiona muito e consegue vitória no fim
Apoiado pela grande maioria das 49,1 mil pessoas presentes no Morumbi, o São Paulo derrotou o Fluminense por 1 x 0, gol de Luciano no final da partida, e subiu momentaneamente para a sexta posição, com 21 pontos. Embora com dualidades para ter chances claras de gol e sentindo desfalque do centroavante Calleri, o Tricolor Paulista jogou melhor que o adversário em toda a partida, tendo mais posse de bola (55% x 45), sendo superior nas finalizações (21 x 4) e tendo o dobro de conclusões certas (4 x 2).

Além dos números, a iniciativa foi toda paulista. No primeiro tempo, o jogo acabou sendo muito travado, com mais chegadas do São Paulo, mas levando pouquíssimo perigo. Nas melhores oportunidades, Fábio defendeu chute de Rodrigo Nestor e, aos 45, o São Paulo aproveitou erro de saída de bola do Fluminense, mas o tiro forte de Pablo Maia acabou bloqueado por Martinelli de cabeça. O Fluminense, por sua vez, não apareceu no ataque.

Na segunda etapa, o São Paulo atacou muito mais e, antes mesmo de o relógio completar o primeiro minuto, Patryck concluiu mal uma boa chegada em velocidade. Aos dez minutos, chute perigoso de Juan também não foi ao alvo. Um minuto depois, grande jogada de Wellington Rato, que dribla Felipe Melo, cruza rasteiro dentro da pequena área e a bola atravessa toda a linha do gol sem ninguém empurrar para dentro. O São Paulo seguiu pressionando e teve uma excelente oportunidade com Juan, mas Fábio defendeu. Aos 26 minutos, em escanteio, na única chegada com perigo do Fluminense, Rafael fez grande defesa em cabeçada de Thiago Santos após escanteio.

O jogo era só do São Paulo que, aos 34 minutos, ainda exigiu mais uma boa defesa de Fábio, em chute de fora da área de Pablo Maia. Aos 43, enfim, justiça no placar. Rafinha levantou da intermediária, David escorou para Luciano, que dominou e atirou no gol. A bola ainda desviou no zagueiro e entrou no cantinho: 1 x 0. Nos acréscimos, teve ainda mais um bom tiro de Pablo Maia, defendido por Fábio antes do apito final e festa da torcida e do time são-paulino.

Luciano comemora gol da vitória no final da partida. São Paulo pressionou o jogo inteiro em busca dos três pontos

Empate sem gols no Beira-Rio
Com o domínio de um tempo para cada time, Internacional e Cruzeiro empataram pelo placar de 0 x 0, na noite de sábado em Porto Alegre, diante de um Beira-Rio com quase 24 mil pessoas. Agora, o Colorado é sétimo com 21 pontos (e pode perder posições até o final da rodada) e a Raposa é 12ª com 18 pontos.

No primeiro tempo, o Cruzeiro teve muitas oportunidades reais para abrir o placar. Aos nove minutos, Renê recuou para o goleiro John, que falhou feio no domínio e perdeu a bola para Wesley. Com o gol vazio, o atacante não bateu de primeira e acabou dando tempo para o zagueiro Vitão salvar de forma espetacular. Um minuto depois, bom ataque do Inter e a bola sobra para Maurício chutar na defesa. Antes do chute, Alan Patrick foi travado com possível falta de Vital dentro da área. O VAR chegou a checar, mas o árbitro não foi chamado, mesmo com as reclamações dos jogadores colorados.

A partir disso, o Cruzeiro tomou conta das melhores jogadas de ataque da partida, ainda mais após o Inter perder seu capitão, o meia armador Alan Patrick, por lesão aos 17 minutos – ele foi substituído pelo tocantinense Jean Dias. Stênio, Jussa, Wesley tiveram enormes oportunidades para marcar; John respondeu bem em uma delas e as outras foram para fora. O Inter, por sua vez, teve algumas chegadas, mas conclusão boa mesmo só uma cabeçada para fora de Luiz Adriano nos acréscimos.

No segundo tempo, a situação mudou. O Inter jogou melhor e teve as principais oportunidades. O time promoveu a reestreia do chileno Charles Aránguiz. O meio-campista deu outra dinâmica ao Colorado, que, além de ter mais a bola, chegava com muito mais perigo. Quando o zagueiro Oliveira foi expulso, então, após derrubar Alemão na entrada da área, o jogo virou praticamente ataque contra a defesa.

O Inter buscando de tudo que é forma e o Cruzeiro entrincheirado defendendo o empate. O Inter teve conclusões perigosos com Wanderson, que, dentro da pequena área, não conseguiu completar para o gol um cruzamento rasteiro, com Alemão, em chute de dentro da área para fora, com Aránguiz, perdendo na frente de Rafael Cabral após aparecer livre na área, além de um lindo chute de Lucca de fora da área defendido pelo goleiro. Aos 51 minutos, Wanderson, após boa tabela com Bustos, ficou livre dentro da área pelo lado direito, mas o passe que poderia deixar o ataque do Inter de frente para o gol, sem goleiro, foi cortado pelo zagueiro Neris. Após tanto desperdício dos dois lados, o final no Beira-Rio acabou mesmo sendo de placar zerado.

Nas estatísticas, por ter jogado quase 30 minutos com um jogador a mais (jogo teve dez minutos de acréscimo na segunda etapa), superioridade do Inter: 15 x 9 nas finalizações; 4 x 3 nas conclusões certas e 55% x 45% na posse de bola.

Jogo pela manhã e clássico carioca no domingo
No domingo, às 11 horas, na Neo Química Arena, o Corinthians, 15º com apenas 12 pontos, recebe o Bragantino, sétimo com 20 pontos. O Timão tenta se afastar da zona de rebaixamento, enquanto o Bragantino, em boa fase, busca a terceira vitória seguida. A partida terá transmissão apenas do Premiere.

Às 16 horas, o líder Botafogo, com 30 pontos, recebe o desesperado Vasco da Gama, antepenúltimo com apenas nove pontos, no Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro. A partida, no Tocantins, terá transmissão apenas do Premiere. Com instabilidade por causa da saída do seu técnico Luís Castro (ele recebeu vantajosa proposta do Al Nassr, da Arábia Saudita – time do astro Cristiano Ronaldo), o Fogão tenta seguir com extraordinária campanha e com o aproveitamento de 100% nos jogos em casa pelo Brasileirão. Já o Vasco buscará a segunda vitória consecutiva para ficar mais próximo de sair da zona de rebaixamento. O clássico terá torcida única do Botafogo, mandante do jogo. O Vasco está proibido de levar público por causa da punição imposta pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

Ainda às 16 horas, com transmissão da Globo (TV Anhanguera) para o Tocantins e da TNT, o Athletico Paranaense recebe o Palmeiras, na Ligga Arena (novo nome da Arena da Baixada), em Curitiba. Verdão e Furacão avançaram na primeira colocação na Libertadores, com vitórias contundentes no meio de semana.

Em mais uma partida às 16 horas e com transmissão para o estado apenas do Premiere, o Atlético Mineiro recebe o América, em confronto de dois times de Belo Horizonte, no Mineirão. Galo e Coelho foram bem no meio de semana, com Atlético avançando na Libertadores e o América conseguindo um segundo lugar agônico no seu grupo na Copa Sul-Americana, que lhe valeu vaga na repescagem da competição.

Às 18h30, com transmissão do Sportv, o Cuiabá recebe o Santos, na Arena Pantanal. O duelo é de dois times que vêm de derrotas e precisam se afastar da zona de rebaixamento – o Dourado é 16º com 12 pontos e o Peixe é 13º com 13 pontos.

Goiás recebe lanterna na segunda-feira
Com transmissão exclusiva do Premiere, o Goiás enfrenta o lanterna Coritiba na segunda-feira, 3 de julho, no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha). O Goiás, 17º com 11 pontos, precisa vencer para ter chances de sair da zona de rebaixamento. Já o Coxa Branca, que tem apenas quatro pontos, busca a sua primeira vitória.

Confira, abaixo, os melhores momentos das partidas de sábado, 1º de julho:

São Paulo 1 x 0 Fluminense

Flamengo 2 x 0 Fortaleza

Bahia 1 x 2 Grêmio

Internacional 0 x 0 Cruzeiro

 

Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo, Lucas Uebel/Grêmio e Miguel Schincariol/Flamengo

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News