A Praça Joaquim Maracaípe, em Taquaruçu, foi tomada pela magia e fantasia circense, na segunda noite do 10° Festival de Circo de Taquaruçu, realizada nessa sexta-feira, 30. Com céu estrelado e clima fresquinho, característico da serra, uma plateia vibrante composta por pessoas de todas as idades acompanhou os espetáculos e as apresentações culturais.
A programação segue neste sábado, com oficinas, cortejo cultural e o grande show de comemoração dos dez anos de festividade.
Umas das atrações principais da noite foi o Coletivo FusCirco da cidade de Fortaleza, Ceará, que fez a alegria do público com o espetáculo ‘A Risita’. “A programação do festival está perfeita. Viemos de fora para nos juntar aos artistas de diferentes localidades para fortalecer o fazer circense. É muito bom fazer parte da programação, aqui de Taquaruçu, e manter a chama da arte acesa”, destacou o Palhaço Pitchula, que atua em parceria com a Palhaça Rubi; juntos, eles percorrem o mundo promovendo espetáculos e oficinas circenses.
“Esse é o terceiro ano que participamos do festival e acho muito interessante também para o aprendizado das crianças, pois a magia e a fantasia mexem com curiosidades delas. A minha filha Maria Júlia fica elétrica e quer participar de tudo”, afirmou a moradora do distrito Alexandra Ribeiro de Sousa, mãe da menina de 5 anos.
A programação teve ainda a apresentação do espetáculo ‘A Noite do Fogo’, do artista tocantinense Mestre Wertemberg e o show do grupo As Fulô do Cerrado, do Distrito Federal, DF, que finalizou a programação noturna.
O evento segue até o fim de semana, com inúmeras atividades que acontecem no Centro Cultural Circo Os Kaco, na praça Joaquim Maracaípe e com itinerância nas ruas e escolas do distrito.
O Festival de Circo de Taquaruçu conta com o apoio da prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), e faz parte da programação oficial do Palmas Férias 2023, que começou neste final de semana e segue até o dia 29 de julho.
Fotos: Juliana Carneiro