Sem dificuldades e com domínio quase total da partida, o Palmeiras derrotou o Bolívar por 4 x 0 na noite dessa quinta-feira, 29 de junho, para alegria da grande maioria das 33,2 mil pessoas no Allianz Parque, em São Paulo. Com o resultado, o Palmeiras garantiu o primeiro lugar do grupo C e, além disso, também fez a melhor campanha entre todos os 16 classificados às oitavas-de-final. Assim, o Palmeiras, se seguir avançando, sempre jogará a segunda partida em casa até a semifinal – a final será jogo único no Maracanã, no dia 4 de novembro.
Após 20 minutos de certo equilíbrio, mas mesmo assim com o Palmeiras melhor, com duas boas chegadas, o Verdão tomou conta por completo da partida, mostrando grande controle técnico e tático do jogo, inclusive gerando muitas oportunidades de gols. Ao longo da partida, o Palmeiras foi amplamente superior na posse de bola (59% x 41%), nas finalizações (28 x 6) e nas conclusões corretas (11 x 2).
A vitória do Palmeiras torna-se ainda mais contundente se for levada em conta a situação do grupo C. Tanto o Palmeiras quanto o Bolívar tinham 12 pontos, disputavam o primeiro lugar do grupo e, em caso de vitória, fariam a melhor campanha no geral. Na partida, o Palmeiras abriu o placar aos 24 minutos. A zaga do Bolívar saiu jogando mal. Raphael Veiga fez grande lançamento para Rony, que dominou no peito e atirou com estilo na saída do goleiro. Dez minutos depois, Piquerez recebe totalmente sem marcação e cruza com perfeição para Artur marcar de cabeça: 2 x 0. Ainda na etapa inicial, Raphael Veiga acertou uma grande cabeçada no travessão.
No segundo tempo, o panorama não mudou. O Palmeiras seguiu atacando e criando oportunidades. Aos cinco minutos, Gabriel Menino, em belo tiro de fora da área, exigiu grande defesa do goleiro boliviano Lampe. Aos 19, mais uma bela chegada e cabeceio para fora de Rony. Aos 36 minutos, não teve jeito: tabela espetacular de Piquerez com Veiga; o uruguaio recebe na área e atira com perfeição para fazer 3 x 0 em um lindo gol. Logo depois, Veiga ainda exigiu outra grande defesa de Lampe. A cinco minutos do fim do tempo regulamentar, ainda deu tempo de Dudi fazer ótimo lançamento para Artur, que invadiu a área e atirou muito bem: 4 x 0, para festa da torcida verde.
Clique aqui e confira os melhores momentos da grande goleada do Palmeiras.
Sorteio das oitavas-de-final
Na próxima quarta-feira, 5 de julho, às 13 horas (horário de Brasília), em Luque, no Paraguai, a Conmebol sorteia os confrontos das oitavas-de-final, bem como os possíveis cruzamentos para as fases seguintes.
Só há uma trava: os oito classificados em primeiro lugar em seus grupos, necessariamente, vão enfrentar um dos oito que avançaram na segunda posição. De resto, o sorteio pode acabar repetindo um confronto que já aconteceu na fase de grupos, como Palmeiras e Bolívar, ou até mesmo times do mesmo país, como Fluminense e Flamengo.
Para efeito de sequência de tabela, os primeiros colocados ganharam números de 1 a 8 (de acordo com a sua pontuação na fase de grupos) e os colocados em segundo lugar, no pote 2, ganharam números de 9 a 16 – também de acordo com a pontuação na fase de grupos. Nas fases seguintes, o time que tiver o maior número sempre terá a vantagem de jogar o segundo e decisivo confronto em casa.
Confira, na figura da Conmebol abaixo, os potes do sorteio:
Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Imagem: Conmebol