PF desarticula grupo suspeito de furtar dinheiro de clientes de bancos em todo o país

PF colocou nas ruas a Operação 0800, o nome da ação faz referência à fraude criada pelos criminosos usando uma central de atendimento falsa com o número de discagem gratuita para tirar dinheiro de clientes de bancos.

A Polícia Federal começou a operação 0800 já no início da manhã desta quinta-feira, 29, nas ruas e em endereços de pessoas investigadas por suspeita de prática de furto mediante fraude. Em Palmas, TO, e em São Paulo, SP, os policiais cumprem cinco mandados de busca e apreensão e cinco mandados de sequestro de bens, todos expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas, TO.

De acordo com as investigações, os envolvidos atuavam, desde 2017, realizando furtos de valores em contas bancárias de terceiros, mediante esquema conhecido como golpe do 0800, fazendo vítimas em todas as regiões do país.

A Polícia Federal apurou que os suspeitos produziam documentos e cartazes contendo informações falsas, que indicavam um número telefônico 0800, que pertencia ao grupo e não a qualquer instituição bancária.

 

Em seguida, os suspeitos colocavam cartazes falsos no autoatendimento bancário e instalavam petrechos nos caixas eletrônicos para que os cartões das vítimas ficassem presos no equipamento.

 

Uma vez preso o cartão no caixa eletrônico, membros do grupo convenciam os titulares dos cartões a ligarem para o falso 0800 até fornecerem a senha da conta. Segundo a polícia, esse era o protocolo final com cada vítima: com a senha, eles retiravam o cartão e faziam saques indevidos.

A operação 0800 tem como objetivo desarticular a organização criminosa; os integrantes poderão responder pelos crimes de furto, mediante fraude, e associação ou organização criminosa, cujas penas podem ultrapassar dez anos de prisão.

A Polícia Federal alerta os cidadãos para nunca fornecerem senhas pessoais a terceiros.

Fotos: Divulgação PF

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News