Estudantes da rede estadual são classificadas para a final da Olimpíada em História do Brasil

Alunos do Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho, de Gurupi, participarão no mês de agosto da fase presencial da olimpíada na Unicamp, em São Paulo.

A equipe Malik do Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho, de Gurupi, foi classificada para a final da 15ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que será realizada nos dias 26 e 27 de agosto na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Integram a equipe as estudantes Evellyn Cristina Richter, 18 anos; Maria Eduarda Oliveira Pastro, 17 anos; Emanuele da Silva Dias, 17 anos; e o professor orientador Eonilson Antônio de Lima.

 

Do Tocantins, apenas três equipes foram selecionadas para a fase final; a da escola estadual de Gurupi, a do Colégio Marista de Palmas e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) Campus de Porto Nacional. Ao todo, foram escolhidas 340 equipes representando todos os estados brasileiros. O Ceará é o estado com mais equipes inscritas, um total de 103, depois vem a Bahia, Minas Gerais e Pernambuco com 32 equipes cada.

 

A equipe do Centro de Ensino Médio Ary Valadão comemorou o resultado. A professora Marília Leidislany Machado, professora de Geografia e coordenadora da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, ressaltou o potencial da escola pública, que está em ascendência. “Essas alunas receberam as orientações necessárias e aproveitaram a oportunidade e, agora, vão representar o Tocantins, num evento nacional. Isso é gratificante para toda a comunidade escolar. As três jovens estão na mesma competição com centenas de estudantes, provenientes de todos os recantos do País, o que representará uma experiência significativa em suas vidas”, explicou a professora Marília.

 

Um resultado que trouxe entusiasmo para as alunas

A estudante Maria Eduarda comentou o momento e a expectativa que está vivendo para ir a São Paulo. “Foi uma sensação única, porque não imaginávamos chegar até essa fase, é uma olimpíada muito concorrida e com o nível de conhecimento alto. Foi muito gratificante ver que com a nossa persistência, muitos estudos e pesquisas conseguimos vitória”, contou.

 

Maria Eduarda e a estudante Evellyn também participaram da fase nacional da Olimpíada Brasileira de Geografia e de Ciências da Terra, realizada na Unicamp, no ano passado. E na ocasião, Evellyn conquistou medalha de bronze.

 

A estudante Emanuelle também está feliz com o resultado e com as oportunidades que virão. ”Participar da fase final significa aprender mais. Eu senti que agora eu vejo o mundo de outra forma e tenho muitas possibilidades pela frente”, comemorou.

 

Evellyn destacou a importância da conquista. “Como esse é o meu último ano na escola, essas oportunidades se tornaram ainda mais especiais, porque serão as últimas experiências olímpicas antes de concluir o ensino médio. É muito gratificante. Mais uma vez alcançamos a última fase e teremos a chance de viajar e ter novas experiências e conhecimentos”, afirmou.

 

A olimpíada

Neste ano, a olimpíada de História contou com um número recorde de inscritos, com 30,5 mil grupos. O Tocantins contou com 482 equipes inscritas. Participam da olimpíada estudantes da segunda fase do ensino fundamental e ensino médio.

 

A ONHB possui seis fases on-line, que foram realizadas entre os meses de maio e junho. E a fase final, que será presencial. Durante a realização das etapas da olimpíada, foram realizadas provas escritas com conteúdos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades.

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News