Cientistas identificam “fundo cósmico” das ondas gravitacionais

Quinze anos de dados astronómicos permitiram a uma equipe de investigadores identificar distorções no espaço-tempo e o que foi chamado de "fundo cósmico", um ruído produzido pelas ondas gravitacionais de baixa frequência, resultantes da colisão de buracos negros.

É, segundo os cientistas, um passo enorme na direção da compreensão da origem do Universo.

Quinze anos de dados astronómicos permitiram a uma equipa de investigadores identificar distorções no espaço-tempo e o que foi chamado de “fundo cósmico”, um ruído produzido pelas ondas gravitacionais de baixa frequência, resultantes da colisão de buracos negros.

Marc Kamionkowski, professor de Física da Astronomia da Universidade Johns Hopkins:

“Vai ser muito importante para a nossa compreensão da evolução dos buracos negros supermaciços. E, como já disse, isto é apenas uma deteção. No futuro, teremos muito mais informação. Aprenderemos muito mais sobre o espetro de massas de buracos negros supermaciços. E aprenderemos acerca da velocidade a que diferentes buracos negros supermaciços se estão a unir. Aprenderemos acerca da distribuição dos buracos negros supermaciços pelo Universo.”

A descoberta foi feita por uma equipa de cientistas liderada pelo observatório NanoGrav, nos Estados Unidos e representará, segundo os investigadores, a confirmação de uma teoria exposta por Albert Einstein há mais de um século.

Fonte: msn

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News