A Universidade Estadual do Tocantins lançou edital para inscrição e seleção simplificada para os cursos de espanhol, inglês e libras. Haverá também seleção para bolsas de estudo nas modalidades presencial e remota.
Estão sendo ofertadas, no total, 530 vagas. Podem participar discentes, docentes, técnico-administrativos e egressos da Unitins, estudantes do ensino médio, profissionais da área da Educação e comunidade externa em geral, vinculadas ou não a uma instituição de ensino. As inscrições estarão abertas até o dia 16 de julho e serão realizadas exclusivamente por meio do sistema Concursos e Seleções.
De acordo com o edital, as bolsas de estudos são destinadas a pessoas que comprovadamente apresentarem situação de vulnerabilidade socioeconômica, mediante a apresentação de comprovante de inscrição no CadÚnico atualizado e que conste informação sobre a renda per capita. No ato do preenchimento da ficha de solicitação para isenção da taxa de inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, anexar em formato PDF (tamanho máximo de 2MB), em campo específico para tal, até o dia 2 de julho, o comprovante atualizado de cadastro no Cadastro Único do próprio requerente.
O coordenador do centro de idiomas, Peterson Sacconi, explica que, “os cursos tem o objetivo de promover o conhecimento e uso eficiente da libras e de línguas estrangeiras para a comunidade interna e externa; auxiliando na formação dos alunos, atendendo demandas sociais e profissionais, enquanto desenvolve habilidades linguísticas necessárias para contribuir com o progresso científico e tecnológico do Tocantins. Qualquer pessoa interessada pode se inscrever sendo que o único requisito mínimo é que o candidato tenha, pelo menos, 16 anos no momento da inscrição. Alguns dos cursos como o inglês instrumental e o libras contextos escolares possuem outras exigências, as quais podem ser consultadas no próprio edital de seleção”, ressaltou.
Confira o edital aqui!