Ao chegar a Brasília, o então deputado federal Eduardo Gomes (PL), hoje senador, percebeu a importância da TV Câmara e da TV Senado. Sentiu, na época a necessidade da implantação de uma emissora televisiva nos moldes daqueles dois canais, para transmitir para a população tocantinense os trabalhos legislativos dos deputados. Conversou com a mesa diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins e com a direção da TV Senado para estudarem juntos uma forma de viabilizar a implantação desta rede de comunicação no Tocantins. Mas na época se esbarraram na burocracia da legislação existente. Mas Eduardo Gomes insistiu, e com a mudança da legislação foi possível viabilizar a TV Assembleia, e em 6 de Junho de 2013 a emissora tocantinense entrou no ar.
Foi um caminho longo, para superar muitas barreiras e vencer a burocracia, que é envolve os trâmites legais para implantar um veículo de comunicação nos moldes de um canal de TV. “O saudoso deputado Raimundo Moreira, então presidente da Assembleia Legislativa, os deputados Carlos Gaguim e Sandoval Cardoso, na época deputados estaduais, tiveram papéis extremamente importantes na construção, viabilização desse projeto”, conta Armando Formiga, diretor da TV Assembleia.
No início deste mês – 6 de junho – a TV Assembleia, emissora de televisão oficial da Assembleia Legislativa do Tocantins, comandada por Armando Soares de Castro Formiga e uma equipe de 15 profissionais, que desde o início tem o jornalista veterano da comunicação no Tocantins Erasmo Damasceno, como âncora e comentarista, completou 10 anos no ar. A emissora, com sede em Palmas e estúdio no palácio Deputado João d’Abreu (Assembleia Legislativa ), transmite os trabalhos legislativos, com repetidoras em mais 7 cidades: Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Gurupi, Paraíso, Porto Nacional e Tocantinópolis. Com essas sete filiais a emissora faz a cobertura de mais de 70% da população tocantinense.
A estrutura da TV Assembleia, cujos equipamentos e satélite são consignados pela TV Senado, permite a transmissão da programação da emissora 24 horas por dia, na resolução Full HD, de alta definição. Nesse padrão, a quantidade de pixels na tela é dobrada, 1920×1080 pixels, ou seja, 2 milhões de pixels. Uma imagem com mais qualidade e nitidez. Segundo Armando Formiga, a programação da emissora prioriza as informações da Casa, dando enfoque aos trabalhos nas sessões plenárias, reuniões das comissões, divulgação das matérias dos deputados, os quais são os objetos e a razão da existência da emissora.
Parcerias
A emissora, que é uma TV aberta, tem uma programação de alto nível, com excelente audiência, e as parcerias com diversas instituições como Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público, Defensoria Pública, universidades, como a Unitins, por exemplo, que produzem bons materiais que são veiculados pela TV Assembleia. “Temos também parcerias com TVs das assembleias legislativas – rede de emissoras legislativas –, TV Câmara e TV Senado, que nos enviam excelentes materiais, e nós reproduzimos esses materiais, numa forma de parceria. A gente se ajuda e essa ajuda mútua contribui para o crescimento, diversificação e enriquecimento da nossa programação”, destaca o diretor.
Foto: Clayton Cristus