O deputado estadual e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, Marcus Marcelo (PL), apresentou requerimento pedindo a implantação de uma Unidade Educacional Tecnológica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em Araguaína. O pedido, feito na semana passada na Assembleia Legislativa (Aleto), cita que o programa TO Graduado já prevê ofertas de cursos gratuitos no interior, e solicita que a interiorização seja realizada também na cidade. “A implantação dessa unidade é de suma importância e nós sabemos e tenho acompanhado a luta dos deputados para que possa levar os cursos da Unitins para o interior do Estado e Araguaína não é diferente, por ser um grande polo e atender toda aquela região. Entendo que Araguaína precisa entrar no projeto TO Graduado”, analisou Marcus Marcelo.
O deputado citou a vocação universitária de Araguaína e a demanda crescente na região. “Araguaína já tem essa vocação universitária e a educação é o principal instrumento de superação e de desigualdades, deixo esse requerimento para que o reitor possa estar avaliando a possibilidade, o que atrairá muitos jovens para os cursos que já são demandas da região”.
TO Graduado
Marcus Marcelo parabenizou o reitor da Unitins, Augusto Rezende, pelo que chamou de “extraordinário” Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica. “A expansão da oferta de cursos superiores no Tocantins se tornou um importantíssimo instrumento de superação de desigualdades no nosso estado”. O programa oferta à população cursos nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão do Agronegócio e Gestão Pública. Para o parlamentar, o agro hoje sustenta a balança comercial brasileira e Araguaína é o polo do agronegócio da região norte do Tocantins. “A oferta de graduações nessas áreas atrai investidores e grandes empresas, tornando de suma importância a formação de profissionais. Além disso, o município atende a população de toda a região, que buscam na cidade oportunidades para melhoria da qualidade de vida”, completou o parlamentar.
O deputado destacou também que a cidade conta com inúmeros facilitadores para a futura implantação. “A exemplo disso é a demanda da área e a disponibilidade de profissionais que podem contribuir com a formação dos estudantes, que podem vir a desenvolver no decorrer do curso inúmeros projetos acadêmicos em toda a região”.
Unitins em Araguaína
Até 2000, a Unitins tinha campus em Araguaína, quando iniciou o novo processo de adequação com a criação da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foram transferidos parte do patrimônio, alunos e cursos regulares à UFT. “Está na hora de retornar a universidade à cidade. É necessário que se tenha uma universidade estadual na cidade e se amplie a oferta de cursos gratuitos”, mencionou o deputado.
FOTO: Clayton Cristus | FONTE: Thatiane Cunha