Com dificuldade, suportando a pressão e sabendo reagir no momento em que a situação poderia se complicar, o Atlético Mineiro empatou pelo placar de 1 a 1 contra o Libertad, em Assunção, e garantiu a segunda vaga do grupo G da Copa Libertadores, passando para as oitavas-de-final.
O jogo era um confronto direto, pois, três pontos atrás do Galo na tabela, o Libertad passaria de fase se ganhasse a partida por dois ou mais gols de diferença. Tanto no primeiro tempo, como no segundo, a equipe paraguaia dominou as ações, criou as melhores oportunidades e sempre levou mais perigo.
O Libertad teve mais posse de bola (52% x 48%), mais finalizações (18 x 7) e foi superior nas conclusões certas (7 x 2). No entanto, apesar das várias chegadas no primeiro tempo, quando a conclusão foi boa, o goleiro Everson respondeu bem, caso de um lindo chute de fora da área de Barboza e de uma finalização de Villalba. Sanabria também deu um chute perigoso, mas para fora.
No segundo tempo, o Libertad, precisando buscar gols, também começou melhor e, logo aos nove minutos, desperdiçou enorme oportunidade com Villalba, que atirou por cima do gol de dentro da pequena área. Depois, o veterano Roque Santa Cruz cabeceou sozinho, mas nas mãos do goleiro. Aos 16 minutos, não teve jeito. Bom cruzamento de Giménez da esquerda que Bareiro, na segunda trave, cabeceou cruzado para abrir o placar: 1 x 0.
O Galo, sabendo que com mais um gol paraguaio daria adeus à Libertadores, foi ao ataque e melhorou, criando duas grandes oportunidades – as únicas duas conclusões certas no time. Na primeira, Igor Gomes cruzou da esquerda e Zaracho, sozinho, deu um peixinho para grande defesa do goleiro Martín Silva. Aos 23 minutos, apenas três minutos após a defesa de Martín Silva, nova jogada pela esquerda, cruzamento perfeito de Guilherme Arana, que Igor Gomes pegou do outro lado para atirar com perfeição: 1 x 1.
Os paraguaios tiveram mais dois ataques perigosos e um gol anulado corretamente por impedimento, mas o placar não se mexeu mais, para festa dos mineiros.
Veja os melhores momentos de Libertad 1 x 1 Atlético Mineiro
Furacão garante primeira colocação com tranquilidade
Em Curitiba, na Arena da Baixada, com 24,4 mil pessoas, o Athletico Paranaense não teve qualquer dificuldade para fazer 3 x 0 no Alianza Lima e garantir o primeiro lugar do grupo G. Agora, nas oitavas-de-final da Copa Libertadores, o Furacão terá a vantagem de fazer a segunda decisiva partida do mata-mata em casa.
Mais uma vez, os paranaenses contaram com grande atuação do garoto Vitor Roque, centroavante já convocado para a Seleção Brasileira. O jovem fez dois gols, ambos no segundo tempo – aos 18, ganhando em velocidade da zaga e atirando com perfeição, e aos 43 minutos, mostrando oportunismo ao completar cruzamento rasteiro da direita. O placar foi aberto por Vitor Bueno, em belo tiro de fora da área aos oito minutos de jogo. Além dos gols, o time teve mais duas chances claras com Canobio, outra com o próprio Vitor Roque e mais algumas chegadas perigosas.
Já os peruanos, nas raras vezes em que finalizaram bem, pararam no goleiro Bento. Nas estatísticas, um equilíbrio que não mostra a superioridade paranaense na partida – 47% x 53% na posse de bola, 11 x 8 nas finalizações e 5 x 3 nas conclusões certas.
Confira os melhores momentos da boa vitória do Furacão
Correndo riscos, Fluminense consegue classificação no Maracanã cheio
Com muito mais dificuldade do que o esperado inicialmente, o Fluminense empatou por 1 x 1 com o Sporting Cristal no Maracanã, diante de 50,6 mil pessoas, e conseguiu a classificação para a próxima etapa da Copa Libertadores, garantindo o primeiro lugar do grupo com dez pontos – mesma pontuação do River Plate, mas os cariocas com saldo de gol maior.
Como os peruanos estavam e terminaram apenas dois pontos atrás do Flu, a partida era um confronto direto e, caso o Sporting Cristal tivesse vencido, os cariocas seriam eliminados da competição e terminariam na terceira posição do grupo.
Após um susto gerado por erro na saída de bola, o Fluminense tentou controlar as ações ofensivas, em um jogo equilibrado. Depois de algumas chegadas dos dois lados, mas sem muito perigo, o Fluminense abriu o placar em um golaço de Germán Cano, aos 22 minutos. Ele recebeu fora da área, matou no peito e atirou no canto direito do goleiro com estilo.
Os peruanos, que apenas vencendo poderiam se classificar, não se assustaram, trataram de manter a estratégia do técnico brasileiro Tiago Nunes e chegaram ao empate aos 37 minutos, com boa cabeçada do centroavante Brenner (também brasileiro e com passagens pelo Inter, Botafogo, Goiás, entre outros clubes), completando escanteio da direita.
O jogo, então, ficou tenso até o final. O empate ainda era bom para o Fluminense, mas um gol do Cristal eliminaria o Tricolor Carioca. Antes de acabar o primeiro tempo, o Flu poderia ter ganhado tranquilidade, porém o desvio de Arias em cobrança de escanteio bateu na trave.
No segundo tempo, o Fluminense teve mais chegadas perigosas, em especial em cabeçadas de Cano e Arias. O Cristal também teve uma cabeçada perigosa, que por pouco não chegou no gol, e uma cobrança de falta perto da trave.
Ao longo da partida, o maior controle foi do time classificado, com boa vantagem na posse de bola (61% x 49%), nas finalizações (14 x 9) e nas conclusões certas (6 x 2).
Veja os melhores momentos de Fluminense 1 x 1 Sporting Cristal
Três brasileiros vão a campo nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira, Internacional, Flamengo e Corinthians vão a campo para definir seus futuros. Em termos de Libertadores, o jogo do Colorado é o mais importante, pois o time disputa a vaga em confronto direto contra o Independiente de Medellín, no Beira-Rio, em Porto Alegre. O Flamengo já está praticamente classificado e tenta buscar a primeira posição do grupo. Já o Corinthians está eliminado e busca se classificar para a repescagem da Sul-Americana.
Abaixo, o portal Rede Jovem News detalha a situação de cada um, além de informar onde assistir as partidas e os horários:
Grupo B
A definição desse grupo ocorre na quarta-feira, 28, com os jogos sendo disputados às 19 horas:
Nacional x Metropolitanos (Venezuela), no Gran Parque Central, em Montevidéu
Internacional x Independiente de Medellín, no Beira-Rio, em Porto Alegre
Qual a classificação atual?
Independiente de Medellín – 10 pontos, saldo 3
Internacional – 9 pontos, saldo 2
Nacional – 8 pontos, saldo 1
Metropolitanos – 0 ponto
O que o Inter precisa?
O Colorado se classifica com vitória simples. De quebra, ficaria com a primeira posição do grupo. No entanto, se empatar ou perder, deverá ser eliminado e jogará Sul-Americana, pois precisará que o Nacional não vença em casa o Metropolitanos (único time dos 32 da fase de grupos que não marcou um ponto sequer na competição).
Onde assistir Inter x Independiente de Medellín?
Apenas o streaming Paramount+ vai transmitir a partida.
Grupo A
A definição deste grupo ocorre na quarta-feira, 28, com os dois jogos às 21h30:
Racing x Ñublense, no Cilindro de Avellaneda, na Grande Buenos Aires
Flamengo x Aucas, no Maracanã, no Rio de Janeiro
Qual a classificação do grupo?
Racing – 10 pontos, saldo 3
Flamengo – 8 pontos, saldo 2
Ñublense – 5 pontos, saldo -3
Aucas – 4 pontos, saldo -2
O que o Flamengo precisa?
A chance de o Flamengo ser eliminado é muito remota. O Rubro-negro só ficará sem a vaga se perder no Maracanã e o Ñublense vencer o Racing na Argentina. Além disso, os chilenos precisam tirar todo o saldo de cinco gols de vantagem dos cariocas – algo só possível com dois placares combinados de 0 x 3, por exemplo. Para ficar na primeira posição, o Mengão teria que ganhar e o Racing não vencer.
Onde assistir ao jogo do Flamengo?
A Globo (TV Anhanguera) mostrará a partida para o Tocantins. Outra opção é o Paramount+.
Grupo E
A definição do grupo é nesta quarta-feira, 28, com as duas partidas às 21h30:
Independiente del Valle x Argentino Juniors, no Estádio Banco Guayaquil, em Quito
Corinthians x Liverpool (Uruguai), na Neo Química Arena, em São Paulo
Qual a classificação?
Argentino Juniors – 11 pontos
Independiente del Valle – 9 pontos
Corinthians – 4 pontos, saldo -2
Liverpool – 4 pontos, saldo -5
O que o Corinthians precisa?
O Timão e o Liverpool já estão eliminados e fazem confronto direto para ver quem vai para a Sul-Americana. Com melhor saldo de gols, os paulistas jogam pelo empate.
Onde assistir o Corinthians?
A partida será transmitida no Tocantins apenas pela ESPN (Star+).
Fotos: Site Oficial do Atlético Mineiro, José Tramotin/Athletico Paranaense e Mailson Santana/Fluminense