Esta proposta de política de imigração foi apresentada em Eagle Pass, no Texas, cidade de fronteira EUA-México, pelo governador da Florida, candidato nas eleições de 2024, representando uma lista das propostas republicanas de imigração que refletem políticas do ex-presidente norte-americano Donald Trump.
“Ouvi as pessoas em DC durante anos e anos e anos, voltando décadas – republicanos e democratas – sempre falando sobre isso, mas nunca levando a questão a uma conclusão”, disse DeSantis para uma plateia de cerca de 100 pessoas.
DeSantis, ao escolher a imigração para liderar a proposta, prioriza uma questão polémica que há muito tem sido o foco dos eleitores mais conservadores do Partido Republicano.
Uma pesquisa da AP-NORC aponta que, em média, seis em cada 10 adultos nos EUA desaprovam a maneira como o presidente Joe Biden lida com a imigração.
DeSantis também prometeu restabelecer a política de permanência no México para fazer com que os requerentes de asilo esperem no México por audiências do tribunal de imigração dos EUA, plano que precisa da aprovação do México.
DeSantis “reserva-se o direito de operar através da fronteira para proteger o nosso território das atividades do cartel mexicano”, de acordo com o plano.