InfoGripe: Palmas apresenta crescimento de síndromes respiratórias, aponta boletim da FioCruz

Referente à Semana Epidemiológica (SE) 24, período de 11 a 17 de junho, a análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 19 de junho.

O novo Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta terça-feira, 27, mostra que Palmas, TO, é uma das dez capitais do país que apresenta crescimento nos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) até a semana 24. O sinal, segundo o boletim, está presente sobretudo nas crianças. Apesar do crescimento, a pesquisa aponta que, na capital, o cenário ainda é compatível com oscilação em período de baixa atividade.

Já no país, após semanas de aumentos de casos de SRAG em boa parte dos estados, o quadro apresenta alterações com sinal de queda nas tendências de longo prazo (últimas seis semanas) e de curto prazo (últimas três semanas), em nível nacional. Com perspectiva semelhante, a Sars-Cov-2 (Covid-19) também permanece em queda no número de casos na população adulta na maioria dos estados.

Por outro lado, a influenza A, majoritariamente H1N1, registrou aumento ao longo do mês de maio e manteve presença significativa nas primeiras semanas de junho. Nas crianças, o vírus sincicial respiratório (VSR) segue como o principal vírus identificado, sendo responsável pelo cenário atual nesse público e continua apresentando aumento em alguns estados das regiões Norte e Nordeste.

Com informações da FioCruz
Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News