Governo do Tocantins promove feira de produtos derivados do cerrado tocantinense

Dentre os objetivos da feira está o consumo de produtos naturais sem agredir a natureza.

O governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), e parceiros promovem nos dias 27 e 28, a feira de produtos agroextraídos do cerrado, obtidos de forma sustentável. A feira teve início na manhã desta terça-feira, 27, no hall de entrada da Assembleia Legislativa do Tocantins, em Palmas.

De acordo com a engenheira agrônoma e responsável pela organização da feira, ligada à Seagro, Francisca Marta Barbosa, esse é um momento em que as agroextrativistas estão apresentando seus produtos e isso é fundamental. “Pois elas estão mostrando seus produtos, a forma das boas práticas, ações sustentáveis de proteção à natureza, mas também fortalecendo a geração de renda delas e o meio ambiente de forma econômica, social e ambiental”, afirmou.

Uma das feirantes, Zilma Cunha, explica a importância dessa atividade sustentável com os produtos do cerrado. “Essa é uma atividade que temos que divulgar, por serem produtos agroextrativistas, ou seja, da sociobiodiversidade e, por isso, trabalhamos pela preservação da natureza, produzindo a geração de renda sem agressão ao meio ambiente”, ressaltou.

Produtos

Participam da feira expositoras dos territórios Apa Cantão, Jalapão e Bico do Papagaio. Na exposição, podem ser encontrados produtos extraídos dos diversos frutos do cerrado tocantinense e iguarias preparadas com esses produtos: baru, pequi, buriti, macaúba, mangaba, bolos, compotas de frutas, geleias, temperos, biojoias e artesanatos, inclusive de capim dourado.

Dia 28

Na quarta-feira, 28, a exposição continua, mas muda de lugar. As feirantes estarão expondo seus produtos no Palmas Shopping.

O evento é uma parceria do governo do Tocantins, por meio da Seagro e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; as Cadeias de Valor em Plantas Medicinais (ArticulaFito) e a Assembleia Legislativa do Tocantins.

Foto: Matheus Araújo/Governo do Tocantins

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News