Com um investimento inicial de R$26 milhões no Plano Plurianual (2024/2027), a pavimentação asfáltica da BR-235, no trecho que liga Pedro Afonso, TO, a Alto Parnaíba, MA, é uma das propostas do governo Federal que concorrem para a participação do 3º Fórum Interconselhos, em Brasília. O prazo para votação vai até 14 de julho, por meio da plataforma Brasil Participativo, de maneira que as autoras e os autores das cinco propostas mais votadas serão convidadas(os) para o evento, que contará com a presença do presidente Lula e de ministros.
Defesa
Sobre o assunto, o senador tocantinense Eduardo Gomes (PL/TO) destaca: “quando pronta, a rodovia integrará o litoral nordestino com regiões densamente povoadas dos sertões das regiões Nordeste e Norte, como o polo fruticultor de Juazeiro-Petrolina, a 422 km da capital sergipana. Além disso, será integrada a essa malha viária o mais importante patrimônio pré-histórico brasileiro, o Parque Nacional Serra da Capivara; e as regiões de Carajás, Tapajós, no Pará, os campos de soja de Balsas, no Maranhão, a Pedro Afonso e Palmas, no Tocantins”, justifica o parlamentar.
Negócios
Ainda segundo Gomes, serão estimulados não apenas grandes negócios, como a mineração e a soja, mas também a produção familiar de mel e caju na caatinga. O ecoturismo, o comércio e diversos serviços surgirão no curto prazo. “No médio prazo, toda essa região será consolidada como o braço atlântico de um corredor que nos ligará ao Oceano Pacífico e aos mercados daquele imenso mar: não apenas Chile e Peru, mas também a Ásia.”
Os estágios iniciais dessa globalização, conforme o parlamentar, já se fazem notar em torno da rodovia, trazendo mudanças econômicas e demográficas que já beneficiam a América do Sul como um todo. “Essa transformação poderá ser vista numa escala ainda maior, num futuro próximo. Por isso, precisamos apoiar a consolidação da BR-235, em nome de todos os benefícios que ela trará, em curto e médio prazo, para a população tocantinense, brasileira, e para o continente sul-americano.”