Com apoio da torcida, mandantes ganham todos os jogos de sábado; veja gols

Domingo tem duelo de líderes e mais quatro partidas. Saiba horários e onde assistir cada jogo.

O respaldo das torcidas e o conhecimento dos estádios foram fundamentais nesse sábado, 24 de junho, na abertura da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os quatro times que jogaram em casa – Athletico Paranaense, Fluminense, Fortaleza e Cruzeiro – venceram e subiram na tabela.

Na Arena da Baixada, em Curitiba, o Athletico Paranaense superou o Corinthians por 1 x 0, para a alegria da maioria das 30,1 mil que compareceram ao estádio. O Furacão deixou o controle da bola com o time paulista, mas foi muito mais perigoso e, além do gol marcado Vitor Roque aos 36 minutos da primeira etapa, acertou outras três bolas na trave e obrigou o goleiro Cássio a fazer ao menos três grandes defesas.

Logo no início, Vitor Bueno invadiu em diagonal e disparou uma bomba na trave, mostrando que a tarde do Corinthians não seria boa. Erick, na sequência, obrigou o goleiro do Timão a fazer uma grande defesa. Os paranaenses seguiam atacando até que, em grande jogada, Christian levantou com precisão para a ponta direita dentro da área, Vitor Bueno escorou de cabeça e, como um raio, Vitor Roque se antecipou a Cássio e tocou, também de cabeça, para o fundo do gol: 1 x 0.

Ainda no primeiro tempo, Cássio teve que fazer uma defesa extraordinária em chute de Canobio e Vitor Roque acertou outra bola na trave. Na segunda etapa, o Corinthians até tentou atacar, mas nunca com perigo. O Athletico seguiu exigindo Cássio e carimbou a trave mais uma vez em chute de Terans.

O Furacão teve 35% de posse de bola (contra 65% do Corinthians), mas foi amplamente superior nas finalizações (24 x 12) e nas conclusões no alvo (6 x 3). No final da partida, torcedores do Corinthians presentes protestaram acendendo sinalizadores (o que é proibido) e com faixas contra o presidente do Athletico Paranaense, Mario Sérgio Petraglia. As faixas traziam os seguintes dizeres: “Petraglia, ditador” e “Petraglia, câncer do futebol”. O vencedor presidente do Furacão é um dirigente muito controverso e, além disso, determina ingressos muito caros para a torcida visitante.

Os paranaenses subiram para sétima posição, com 19 pontos. O Timão é apenas o 15º com 12 pontos e pode voltar à zona de rebaixamento no final da rodada, caso Goiás e Cuiabá conquistem bons resultados.

Com um a menos, Fluminense vira contra o Bahia
Em partida muito movimentada e com um Fluminense jogando muito bem no início, mas parando no goleiro Danilo Fernandes, o Tricolor Carioca conseguiu superar o Bahia de virada, pelo placar de 2 x 1, diante de 24,5 mil pessoas no Maracanã. Além da excelente atuação do goleiro adversário, o Fluminense também precisou suplantar a dificuldade de ter seu zagueiro Nino expulso aos 37 minutos da primeira etapa, quando o time já perdia o jogo.

Ao longo da partida, o Fluminense teve mais finalizações (17 x 15), foi muito melhor nas conclusões no alvo (10 x 3) e teve posse de bola um pouco menor (48% x 52%). No começo da partida, os cariocas criaram várias oportunidades, com Lelê, Marcelo, Keno e Pirani. Todas pararam em Danilo.

Em um dos raros contra-ataques, o Bahia acabou abrindo o placar com Mignoti, que aproveitou bom cruzamento de Kayky do lado de esquerdo. Aos 37, Nino foi expulso. Um minuto depois, o goleiro Danilo Fernandes sai de campo chorando por lesão e é substituído por Matheus Claus.

No segundo tempo, quando parecia que o Bahia comandaria as ações, nada disso. O Fluminense empatou com Lelê logo aos quatro minutos, aproveitando falha bisonha de um defensor do Bahia. Dois minutos depois, Gabriel Pirani faz linda tabela pela diagonal esquerda da área e vira o jogo: 2 x 1.

Lelê faz o “L” para comemorar gol de empate. Tricolor Carioca virou a partida com apenas dez jogadores

A partir disso, os dois times atacaram e criaram oportunidades. Lelê acertou a trave e o goleiro Fábio, do Fluminense, defendeu finalizações perigosíssimas dentro da área de Chávez e Mignotti, mas não houve mais alterações no placar. O Flu dorme na terceira posição com 21 pontos, enquanto o Bahia é o 14º com 12 pontos.

Rafael Cabral faz oito defesas e Cruzeiro vence sem finalizar no gol
Com o goleiro Rafael Cabral tendo grande atuação com oito defesas, ao menos três delas muito difíceis, o Cruzeiro venceu o São Paulo por 1 x 0, gol contra do lateral direito Rafinha logo aos três minutos de jogo, na Arena Independência quase lotada – 17,4 mil pessoas.

Embora com algumas chegadas perigosas no primeiro tempo, o Cruzeiro sequer acertou uma conclusão no alvo durante toda a partida (0 x 8), foi superado amplamente nas finalizações (6 x 14) e na posse de bola (30% x 70%).

O Cruzeiro começou bem, com grande jogada de Bruno Rodrigo, que, após driblar dois adversários, lançou para a direita para Willian. O lateral direito azul cruza e Rafinha, na tentativa de cortar, cabeceia para dentro da própria meta.

Após cinco partidas sem vencer pelo Brasileirão, Cruzeiro voltou a ter resultado positivo

O São Paulo começou, então, a tomar conta do jogo em busca do empate e teve oportunidades com o centroavante Calleri e Wellington Rato, entre outras. Porém, quando as conclusões foram boas, Rafael Cabral brilhou, impedindo a comemoração são-paulina.

Fortaleza ganha jogo difícil no Castelão
Apoiado pela imensa maioria das 27,1 mil pessoas presentes no Castelão, o Fortaleza derrotou o Atlético Mineiro por 2 x 1 e subiu para a quinta posição com 20 pontos. O Galo é oitavo com 19 pontos.

Todos os gols do jogo aconteceram no segundo tempo, com Pochettino, aos nove minutos, e Tinga, aos 17 minutos, para o Leão do Pici, enquanto Alan Kardec descontou aos 42 minutos para o Galo. A vitória não foi fácil e, embora tenha criado boas oportunidades, o Fortaleza também sofreu bastante, permitindo 18 finalizações aos adversários, contra nove dos locais. Nas conclusões no alvo, equilíbrio (3 x 4), enquanto os mineiros tiveram muito mais posse de bola (41% x 59%).

No primeiro gol, Pochettino completou de cabeça cruzamento rasteiro de Thiago Galhardo pela direita, a bola bateu no zagueiro Jemerson, subiu, ficando a feição para o argentino abrir o placar. Antes do gol, o goleiro João Ricardo havia feito uma grande defesa em chute potente de Hulk.

O segundo gol do Leão chegou após cobrança de falta lateral para dentro da área, desvio de Titi que Tinga completou sozinho, totalmente livre na pequena área. O gol do Galo veio após um chute de Edenílson, que pegou um rebote de escanteio. O chute saiu meio mascado, a zaga do Fortaleza não conseguiu cortar e Alan Kardec completou para o fundo da rede. No entanto, não houve força e nem tempo para buscar o empate.

Momento em que Tinga comemora o segundo gol para o Fortaleza

Domingo com líderes se enfrentando
Neste domingo, 25 de junho, às 16 horas, Palmeiras, vice-líder da competição com 22 pontos, recebe o líder Botafogo, com 27 pontos, no Allianz Parque, às 16 horas. Grande destaque da rodada, a partida que pode fazer o Fogão disparar na ponta ou então encurtar a vantagem para apenas dois pontos, terá transmissão da Globo (TV Anhanguera) para todo o Tocantins. O jogo também será transmitido pelo Premiere.

No mesmo horário, o Grêmio, em boa fase, recebe o lanterna Coritiba, em Porto Alegre. O Coxa Branca é a única equipe que ainda não ganhou no campeonato. Esse jogo será transmitido pelo Premiere.

Às 18h30, o América Mineiro recebe o Internacional no Independência, em Belo Horizonte; o Bragantino enfrenta o Goiás no Nabizão e o Santos (com estádio fechado) joga contra o Flamengo na Vila Belmiro. Essas três partidas são exclusivas do Premiere.

Na segunda-feira, o Vasco recebe o Cuiabá em São Januário às 21 horas, com transmissão do Sportv. O Vasco também está punido e a partida será sem público.

Futebol feminino na Globo
Ainda neste domingo, às 10 horas, Globo (TV Anhanguera) mostrará Santos x Flamengo pelo Campeonato Brasileiro Feminino. O jogo será disputado sem torcida na Vila Belmiro por causa da punição sofrida pelo Santos após os distúrbios da torcida na quarta-feira.

 

Confira, abaixo, os melhores momentos de todas as partidas de sábado, 24 de junho:

Athletico Paranaense 1 x 0 Corinthians

Fluminense 2 x 1 Bahia

Fortaleza 2 x 1 Atlético Mineiro

Cruzeiro 1 x 0 São Paulo

 

Fotos: Gustavo Oliveira/Athletico Paranaense, Maílson Santana/Fluminense, Leonardo Moreira/Fortaleza e Página oficial do Cruzeiro

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News