Design e materiais do Titan podem ter sido a causa do acidente

Especialistas destacam comprimento e espessura do casco do submergível de turismo, bem como utilização de materiais inadequados e falta de homologação.

O design e materiais do Titan poderão estar por trás da trágica implosão do submergível que levava cinco passageiros em visita aos destroços do Titanic, no Atlântico Norte.

Pelo menos, esta é a opinião de vários especialistas, que destacam nomeadamente o alongamento do casco, feito para permitir um espaço maior para transportar mais clientes.

Jasper Graham-Jones, Engenheiro Mecânico e Marítimo:“Também o fizeram com compósitos, quando normalmente o casco é feito de titânio. Este foi feito com compósitos. Sim, um compósito é extremamente resistente e extremamente duradouro. Mas há problemas com compósitos e com o facto de falharem de formas ligeiramente distintas de outros materiais.”

A espessura do casco também é posta em causa. Com cinco polegadas – cerca de 13 centímetros -, muitos consideram “muito pouco” face às pressões a que esteve submetido o Titan. E o submergível não tinha qualquer tipo de homologação.
Fonte: euronews.pt
Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News