Inteligência Artificial: ferramenta imprescindível na vida das pessoas

No dia a dia das pessoas, a inteligência artificial está presente em todos os momentos. Os instrumentos digitais colocam o homem desse século como uma máquina humana conectada entre neurônios, bites e bytes.

Hoje, crianças de quatro a sete anos de idade não querem mais ganhar carrinhos e bonecas de presente. Elas desejam telefones celulares de boa qualidade, para entrar no universo da inteligência artificial, com tecnologia, informações e entretenimentos que possibilitem sua conexão ao mundo virtual.

Jovens e adolescentes não conseguem mais fazer nada se não for através da internet, usando um mobile, laptop ou desktop. Nas escolas secundárias e universidades – praticamente 100% informatizadas – , os equipamentos eletrônicos dão as cartas e ditam a cadência da caminhada do aprendizado, mostrando a conexão entre a inteligência física e a inteligência artificial, que precisam caminhar juntas.

A grande maioria das profissões e atividades comerciais, empresariais, institucionais, religiosas, artísticas, agropecuárias, científicas e a medicina dependem 100% da Tecnologia da Informação (TI). Já imaginou os motoristas de aplicativos (Uber, Pop 99, Drive, iFood, Cabify…) sem um celular com linha telefônica, conexão à internet e GPS? E aviões, com centenas de passageiros sem os instrumentos tecnológicos (controladores de voos, decolagens e pouso, velocímetro, altímetro, bússola magnética…) para sobrevoarem a 20.000 pés de altura, numa velocidade de quase 1.000 km por hora, percorrendo um trecho de 10.000 km?

Na área sentimental, a inteligência artificial também se faz presente, isso desde o início de uma relação até a consumação ou efetivação do casamento, permanecendo por toda a vida, na gestão e no gerenciamento do lar e da família; criação e educação dos filhos, desde a gestação até enquanto viverem. Não tem como fugir dessa realidade. A vida humana é fundamentada nesses dois pilares de intelectualidade: inteligência humana e inteligência artificial; elas têm que caminhar juntas.

No dia a dia das pessoas, a inteligência artificial está presente em todos os momentos. E cada cidadão precisa estar o tempo todo envolvido, evoluindo, aprimorando os seus conhecimentos, adquirindo ferramentas virtuais, recursos e aplicativos para se manter “plugado” 24 horas por dia com a velocidade do tempo cibernético. O simples uso do celular ou de um computador exige a aplicação da inteligência artificial a cada instante. Para resolver qualquer problema que surja no celular ou num equipamento eletrônico de trabalho, faz-se necessário o mínimo de conhecimento da inteligência artificial para equacionar o problema, sem depender de outras pessoas ou de especialistas.

Tecnologias, como as da biometria, identificação facial, leitura labial, robótica, GPS, monitoramento de frotas, ressonância magnética, tratamentos médicos, cirurgias a laser, diagnóstico de alta precisão, cirurgia de Gamma Knife, piloto automático, voos noturnos por instrumentos digitais, colocam o homem desse século como uma máquina humana conectada entre neurônios, bites e bytes.

Foto: Flávio Clark

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News