O Tocantins é conhecido por ser uma região onde o calor é muito intenso; portanto, o uso de climatizadores se torna necessário, e não é um item de luxo. Foi com essa afirmação que o deputado estadual Marcus Marcelo (PL) apresentou dois requerimentos para que sejam implantados, nas escolas estaduais do Tocantins, energia solar e ar-condicionado nas salas de aula.
“Um requerimento que complementa o outro. É indispensável o uso do ar-condicionado nas salas de aula, pois o próprio rendimento dos alunos é afetado, visto que a maioria das salas de aulas são cheias, aumentando ainda mais o calor, e em razão disso a climatização é um mecanismo, inclusive, de melhoria do aprendizado”, citou Marcus Marcelo.
O deputado falou ainda da alta temperatura da região e que a energia solar diminuirá o impacto financeiro das faturas nas escolas. “A região em que vivemos é muito quente e, por isso, precisamos de climatização nas escolas; automaticamente, vem o impacto financeiro na fatura de energia e, por isso, é essencial a instalação de energia renovável, a fim de baratear o custo.”
Energia renovável
Segundo Marcus Marcelo, o uso da energia solar é um caminho também para a sustentabilidade. “É preciso usar fontes renováveis de energia, que é o futuro para termos uma energia mais limpa e sem grandes impactos ambientais na sua geração.”
Saúde e ensino
Os requerimentos ainda apontam que o calor extremo afeta a concentração. “Além de afetar a saúde, o extremo calor afeta a capacidade de aprendizagem dos estudantes e a concentração dos professores; isso porque a constância do clima quente causa irritabilidade e impaciência, fatores que atrapalham o desenvolvimento dos estudos.”
As duas propostas, apresentadas em caráter de urgência, ainda estão aguardando aprovação dos deputados, para que sejam encaminhadas ao governador Wanderlei Barbosa, com cópia para a Secretaria de Estado da Educação.
Foto: Ísis de Oliveira | Fonte: Thatiane Cunha