Prefeitura de Araguaína convoca população para participar de pesquisa para fortalecer turismo

A consulta pública visa construir e elaborar a marca turística de Araguaína, destacando as características que mais combinam com a cidade; é online e tem o apoio do Sebrae Tocantins.

Dando continuidade à elaboração do Plano Municipal de Turismo da cidade, a prefeitura de Araguaína, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Tocantins, montou uma estratégia para criar a marca do turismo local e desenvolver, junto à população, estratégias e ações voltadas ao incremento e à estruturação da identidade turística de Araguaína.

 

Na criação publicitária, uma consulta pública foi desenvolvida com perguntas e sugestões para dois públicos, sendo uma pesquisa para empresários e moradores e outra para turistas. No formulário, participantes poderão apresentar ideias e apontar quais características mais combinam com a cidade.

 

Para Jhenmerson Rodrigues, assessor técnico de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, a participação da comunidade é essencial nesse processo, pois o objetivo, além de fomentar o desenvolvimento econômico, é buscar valorizar a cidade e suas belezas naturais, além das tradições culturais existentes.

 

“Estamos na fase mais importante do processo para criar e fomentar de fato o nosso turismo local. Saber quais são as cores que mais combinam com a cidade, o animal que representa a nossa fauna e o prato de comida que destaca a nossa gastronomia estão entre as perguntas que a população deverá responder para nos ajudar a construir essa marca”, ressalta Jhenmerson.

 

Branding Turístico

De acordo com o Sebrae, a criação do branding turístico de Araguaína traz como eixo principal criação da marca, elaboração da arte, logo e campanha publicitária. O branding será criado a partir das respostas registradas na pesquisa, evidenciando a opinião da população.

 

“A estratégia de criação da marca vem para reforçar essas características de Araguaína e destacar as vantagens do turismo local, que, além de ajudar na economia, irá fortalecer empreendedores e valorizar culturas e tradições existentes”, diz o analista técnico do Sebrae de Araguaína, Marcus Vinicius Vieira.

 

Como participar da pesquisa?

Na pesquisa, os participantes terão que responder sobre diversos assuntos; entre eles, qual o símbolo ou imagem representa Araguaína, qual local as famílias mais frequentam e qual o sentimento de residir na cidade.

 

Pessoas interessadas em participar da criação da marca turística do município deverão preencher o formulário até o dia 25 de junho.

 

Link para empresários e moradores: https://forms.gle/UMXYBdEb1swbwrePA

 

Link para turistas e visitantes: https://forms.gle/8cnFb2nEqsRN7NZg8

 

Turismo local

Ainda de acordo com o Sebrae, a cidade de Araguaína possui 60 pontos de interesse turístico, sendo 22 espaços aptos para promover atrativos. Entre os locais mais apreciados, está a região do povoado Garimpinho.

 

Localizado às margens das águas doce do rio Araguaia, o local recebe visitantes que apreciam os diversos eventos de lazer, diversão e aventura, tendo como destaque um dos maiores torneios de pesca esportiva do Tocantins.

 

Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News