Único vencedor do sábado, Botafogo abre cinco pontos na liderança; veja gols do dia

A rodada começou com quatro empates. Neste domingo, tem mais cinco partidas. Saiba onde assistir cada uma delas.

Aberta nesse sábado, 10 de junho, com cinco partidas, a 10ª rodada do Campeonato Brasileiro Masculino de futebol tem, até agora, apenas o Botafogo como vencedor. O líder do certame derrotou o Fortaleza por 2 x 0, no Nilton Santos, diante de quase 19,6 mil pessoas.

Com a vitória, o Fogão foi a 24 pontos na tabela e está cinco pontos à frente do Palmeiras, que joga o clássico contra o São Paulo no Morumbi na tarde deste domingo. O Fortaleza é o 10º colocado com 14 pontos e pode perder mais posições ao final da rodada.

O Botafogo controlou a partida do início ao fim, enquanto o Leão do Pici teve raras chegadas com perigo. Os cariocas tiveram mais posse de bola (55% x 45%), muito mais finalizações (21 x 9) e alcançaram muito melhor o alvo (10 x 3).

Os dois gols foram marcados por Tiquinho Soares. O primeiro nos acréscimos do primeiro tempo, após lindo domínio de cruzamento da direita e chute com perfeição no canto baixo do goleiro do Fortaleza. O segundo chegou aos 18 minutos da etapa final. Titi deixou a bola bater no braço aberto dentro da área. Pênalti: Tiquinho atirou, o goleiro João Ricardo defendeu, mas no rebote Lucero, do Fortaleza, cortou muito mal e a bola voltou para o centroavante, que, dessa vez, não perdoou.

O Botafogo teve várias outras chegadas, exigiu boas defesas do goleiro adversário, mas não ampliou o placar. Não precisava; os três pontos nunca foram ameaçados após fazer os 2 x 0.

Goleiro Lucas Perri comemora vitória com a torcida; Botafogo segue com 100% de aproveitamento em casa no campeonato

Coxa segue sem vencer
No Couto Pereira, com quase 26 mil pessoas, o Coritiba bem que tentou, pressionando todo o jogo, finalizando muito mais (19 x 7), acertando mais no alvo (7 x 3), mas não saiu do 0 x 0 contra o Santos. Com o resultado, o Coxa Branca segue na lanterna do campeonato, com apenas quatro pontos, sendo a única equipe que não venceu. O Santos, que foi superior na posse de bola (45% x 55%), é 12º, com 13 pontos, e pode perder uma posição no domingo.

Embora com mais ações ofensivas durante a partida por parte dos donos da casa, o Santos chegou a ter duas chances claras no mesmo lance com Soteldo, que o goleiro Rafael defendeu magistralmente. Por sua vez, o goleiro João Paulo, do Santos, também teve atuação destacada, com, pelo menos, três defesas muito boas.

Corinthians empata com Cuiabá em casa
Apoiado por quase todas as 40,5 mil pessoas presentes na Neo Química Arena, o Corinthians não passou de um empate por 1 x 1 com o Cuiabá. O resultado é muito ruim para o Timão, 16º com nove pontos, que pode ingressar neste domingo na zona de rebaixamento. Já o Cuiabá, 13º com 12 pontos, comemora o ponto conquistado contra um time grande na casa do adversário.

Mesmo sem eficiência, o Corinthians não fez uma partida ruim. Os paulistas tiveram 62% de posse de bola (contra 38% do Dourado), finalizaram muito mais (24 x 10) e acertaram bem mais no alvo (7 x 2). No entanto, o goleiro Walter, ex-jogador do próprio Corinthians, teve boa atuação. O Dourado abriu o placar com Deyverson, de cabeça, após grande jogada coletiva pela esquerda aos dez minutos do segundo tempo. O Corinthians só conseguiu o empate com Ruan Oliveira, a nove minutos do fim do tempo regular. Mesmo assim, pouco tempo depois, o Timão ainda teve a chance da virada com o seu artilheiro Roger Guedes, mas ele, de frente para o goleiro, atirou muito fraco, facilitando a vida de Walter.

Empate movimentado em Salvador
Com 34 mil pessoas na Arena Itaipava Fonte Nova, Bahia 2 x 2 Cruzeiro fizeram a partida mais movimentada e cheia de altos e baixos desse sábado. O Bahia, que começou o jogo no ataque, abriu o placar com um golaço. Taciano deu drible no meio das pernas do adversário, lançou a bola para a ponta esquerda, Ryan recebeu, rolou para Kayke, que driblou espetacularmente o marcador e atirou de bico no ângulo oposto do goleiro Rafael Cabral: 1 x 0, aos 18 minutos.

Pouco tempo depois, Cicinho acertou o travessão em potente chute de dentro da área, perdendo a chance de o Bahia ampliar o placar. O Cruzeiro, então, conseguiu o empate, após bom lance de Gilberto pela direita da área, que rolou para Bruno Rodrigues dar uma finta de corpo no marcador e tocar com categoria para o empate: 1 x 1, aos 30 minutos. A virada azul mineira chegou no final do primeiro tempo, após erro em saída de bola do Tricolor baiano, que Wesley aproveitou, driblou o zagueiro e o goleiro para marcar.

No segundo tempo, o Bahia conseguiu o empate, com Arthur Sales, que aproveitou uma sucessão de rebotes dentro da área adversária, aos 21 minutos. A partir disso, só deu Cruzeiro. O time azul acertou o travessão com Henrique Dourado, exigiu uma defesa espetacular do goleiro Marcos Felipe e, no fim do jogo, teve um gol invalidado pelo VAR e um pênalti cancelado também após chamada do árbitro de vídeo.

O Bahia dorme na 15ª posição com nove pontos e tem risco de terminar a rodada na zona de rebaixamento. O Cruzeiro está na 9ª colocação com 14 pontos. Durante o jogo, os visitantes tiveram mais posse de bola (47% x 53%) e houve um certo equilíbrio nas finalizações (14 x 15) e nas conclusões certas (5 x 7).

Galo não consegue vitória em casa
O Atlético Mineiro não passou de um empate pelo placar de 1 x 1 com o Bragantino, no Mineirão, diante de 28,7 mil pessoas. O jogo foi muito movimentado, com chances de gol, para os dois lados, e o Galo sempre tendo as melhores oportunidades.

No entanto, o time mineiro só marcou uma vez com Paulinho, em linda jogada de velocidade, aos 17 minutos do primeiro tempo. Eduardo Sasha, ex-jogador do Atlético, empatou para o time da Red Bull aos 35 da primeira etapa, após boa jogada coletiva e chute no canto.

O Atlético foi superior na posse de bola (61% x 39%), nas finalizações (16 x 7) e nas conclusões certas (6 x 3). O Galo, que teve outras oportunidades com Patrick e o próprio Paulinho, chegou a fazer o segundo gol no final do jogo, mas a anotação acabou invalidada pelo VAR, que apontou impedimento na origem da jogada.

Domingo com mais cinco jogos
No domingo, 11, a Globo (TV Anhanguera) transmite para o Tocantins o clássico paulista São Paulo e Palmeiras, às 16 horas, diretamente do Morumbi, na capital paulista. Os rivais vêm embalados por classificações na Sul-americana e Libertadores, respectivamente, e já sabem que jogarão mais duas vezes no mês de julho, pois o sorteio da Copa do Brasil colocou os dois frente a frente. O São Paulo é o oitavo, com 15 pontos, enquanto o Verdão está na segunda colocação, com 18 pontos.

No mesmo horário, tem Internacional x Vasco da Gama, no Beira Rio, em Porto Alegre, em partida disponível no Premiere. O Colorado é 13º com 11 pontos, enquanto o cruzmaltino é o penúltimo, com seis pontos.

Em outro confronto RS x RJ, o Flamengo recebe o Grêmio às 18h30, no Maracanã. Há nove jogos sem perder, o Rubro-negro, quinto colocado com 16 pontos, busca ultrapassar o rival gaúcho, quarto colocado, com 17 pontos. Para o Grêmio, é a chance de buscar mais uma vitória fora de casa – o time já tem duas no campeonato – e se desgarrar dos cariocas.

Ainda às 18h30, na Serrinha, em Goiânia, o Goiás, 17º com sete pontos, busca sair da zona de rebaixamento contra o Fluminense, sexto colocado com 16 pontos. Às 11 horas, o América Mineiro, 18º com sete pontos, também tenta sair do fundo da tabela, em partida difícil contra o Athletico Paranaense, no Independência, em Belo Horizonte. Embalado pela classificação antecipada na Libertadores, o Furacão, sétimo com 15 pontos, tenta se aproximar dos líderes da competição.

Confira os melhores momentos das partidas desse sábado, 10 de junho:

Coritiba 0 x 0 Santos

Bahia 2 x 2 Cruzeiro

Atlético Mineiro 1 x 1 Bragantino

Corinthians 1 x 1 Cuiabá

Botafogo 2 x 0 Fortaleza

Fotos: Vitor Silva/Botafogo

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News