O Deputado Federal Ricardo Ayres (Republicanos/TO) esteve em audiência nessa terça-feira, 6, com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, para tratar da liberação da licença ambiental necessária para as obras do derrocamento do Pedral do Lourenço, projeto que visa viabilizar a Hidrovia Araguaia-Tocantins.
Durante o encontro, Ricardo Ayres destacou a relevância da hidrovia para a região e ressaltou a necessidade de agilizar o processo de licenciamento ambiental, visando o desenvolvimento econômico e a integração logística da área. O parlamentar ressaltou que a hidrovia poderá impulsionar o escoamento de produtos agrícolas, minerais e industriais, reduzindo custos e ampliando as oportunidades de negócios na região.
Desenvolvimento
“Em um futuro próximo, são muitas as oportunidades para a ampliação do transporte de grãos e minérios pelo rio Tocantins até os portos de escoamento. Entre outros ganhos, a obra viabilizará a navegação de comboios constituídos por nove barcaças, cada uma com 200 metros de comprimento. Com isso, a hidrovia se tornará uma rota estratégica para o transporte de mercadorias, aumentando a competitividade do setor produtivo e fomentando o desenvolvimento sustentável da região Norte do Brasil”, disse o deputado.
Ibama
Por sua vez, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, afirmou estar ciente da importância estratégica da hidrovia Araguaia-Tocantins e se comprometeu a analisar o pedido de licenciamento com prioridade, assegurando que todas as etapas legais e ambientais serão cumpridas. Agostinho destacou, ainda, que o órgão está empenhado em conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente.
A expectativa é que a liberação da licença ambiental para o derrocamento do Pedral do Lourenço seja concedida até o final do ano, permitindo o início das obras e trazendo benefícios significativos para o transporte de cargas na região Norte do Brasil. A hidrovia Araguaia-Tocantins tem o potencial de desafogar o gargalo logístico enfrentado atualmente e impulsionar o crescimento econômico, favorecendo o comércio e a integração regional.
Presenças
Participaram da audiência os secretários de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima; da Fazenda, Júlio Santos; o diretor superintende do Sebrae Tocantins, Rérison Antônio; o engenheiro ambiental DTA Engenhari, Filipi Faria; e a vice-presidente do Porto de Praia Norte, Sandra Kramer.
Com informações da Assessoria de Imprensa
Foto: Vinicius Rocha