‘Ser e Conviver’: Desenvolvido em 40 municípios do Tocantins, o projeto voltado à educação socioemocional agora segue para outros estados. Desta vez, em Minas Gerais, a formação aconteceu na noite dessa segunda-feira, 5 de junho, no Teatro do INATEL, em Santa Rita do Sapucaí (MG).
O projeto tem como objetivo formar a rede municipal com equipes de gestão como: coordenadores, orientadores, diretores, psicólogos, bem como regentes e professores para utilização da coleção didática que leva o mesmo nome do projeto.
“Nosso foco também é treinar os profissionais para implementação da educação socioemocional para alunos e famílias da rede pública de ensino”, destacou o empreendedor social e empresário tocantinense, Ricardo Ribeirinha. Em seguida, Ribeirinha ministrou palestra com o tema ‘Emoções transformadoras e uma trajetória de vida’.
Realização
Após o evento de abertura no dia 5 de junho, a formação acontecerá ainda nos dias 6 e 7, atendendo 280 profissionais da rede. A trilha da capacitação prevê três abordagens, a primeira terá a apresentação completa da coleção didática e como deve ser realizada a sua aplicação.
Abordagens
Posteriormente, na segunda abordagem, ocorrerá uma oficina dinâmica focando as competências socioemocionais em sala de aula com foco no oferecimento aos profissionais para implementar ações efetivas e dinâmicas sobre o tema nas diversas disciplinas.
Por fim, haverá abordagem dos fatores biopsicossociais que podem interferir no rendimento dos alunos como: ansiedade, depressão, bullying, violência, dentre outros.
Presenças
Estiveram presentes no evento, o Prefeito Municipal Professor Wander Chaves; a Secretária Municipal de Educação, Professora Lúcia Chaves; prefeitos de municípios da região, representantes do Poder Judiciário e Legislativo.
Com informações da Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação