Irajá apresenta a Lula sugestões para gerar empregos aos jovens e potencial da Hidrovia no Rio Tocantins

Irajá e Lula também conversaram sobre a ampliação da Hidrovia do Arco Norte, projeto com potencial de navegação com cerca de 2.650 km entre os rios Tocantins e Araguaia.

O Senador  tocantinense Irajá (PSD/TO) foi recebido pelo presidente Lula no Palácio do Planalto para tratar de dois importantes assuntos para os tocantinenses: a geração de empregos para a juventude e a Hidrovia do Arco Norte, obra estratégica que permitirá a navegação comercial entre os rios Tocantins e Araguaia.

Durante o encontro, o Senador ressaltou ao presidente da República preocupação com o grande número de brasileiros que fazem parte da chamada geração ‘Nem, Nem’, aqueles que não trabalham e nem estudam. Segundo o IBGE, eles somam 18 milhões de brasileiros com idade entre 15 a 29 anos.

Uma das ideias apresentadas por Irajá a Lula é o projeto Poupança Jovem, que consiste na destinação de uma poupança de R$ 5 mil para jovens que concluírem o ensino médio.

Irajá sugeriu destinar o benefício para a qualificação profissional de jovens que conseguirem um trabalho com carteira assinada por meio da Nova Lei do 1º Emprego, que faz parte de um projeto de lei de autoria do senador tocantinense já aprovado no Senado Federal (PL 5.228/2019).

Outra sugestão é que o Poupança Jovem possa ser usado também por aqueles que abrirem um pequeno negócio, por meio do Microempreendedor Jovem, outro projeto de lei do senador em tramitação no Senado (PLP 274/2019).

Hidrovia do Arco Norte

Irajá e Lula também conversaram sobre a ampliação da Hidrovia do Arco Norte, projeto com potencial de navegação com cerca de 2.650 km entre os rios Tocantins e Araguaia que abrirá caminho para a produção agrícola das regiões Centro-Oeste e Norte chegar aos mercados da América do Norte, Europa e do Oriente Médio com preços mais competitivos.

O projeto depende da remoção do Pedral do Lourenço, formações rochosas que impendem a navegação na divisa do Tocantins com o Pará. Segundo o senador, essa obra é essencial para destravar o gargalo logístico e aumentar a competitividade da produção brasileira em mercados globais.

“Nós temos a oportunidade de viabilizar quase 1.500 km de hidrovia no Rio Tocantins, que vai poder levar todo o fluxo da nossa produção agrícola até o Porto de Vila do Conde, no Pará. Isso significa alimento mais barato para os tocantinenses e um preço mais competitivo para nossas exportações”, destaca Irajá.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News