Desapego: mercado de usados não tem do que reclamar

O mercado do chamado “Desapego” é imenso e movimenta milhões de reais por dia. Desde pequenas lojinhas de roupas usadas, conhecidas como brechós, até grandes lojas de móveis novos, usados e seminovos, chamadas de pregões, estão espalhadas em toda a cidade de Palmas.

O mercado de usados, seminovos e semi-usados segue firme com suas vendas em alta, principalmente na internet, através de sites de vendas, como OLX, Mercado Livre, Enjoei, Estante Virtual, Peguei Bode, Shopee, Já Vendeu, Facebook Marketplace, Mobly Usados, Repassa, Ficou Pequeno, Feirão de Materiais Usados e grupos locais de desapego no Facebook, Telegram e WhatsApp. De agulha a avião é possível encontrar com facilidade apenas com alguns cliques no celular ou no teclado do PC; e a maior vantagem é que o mercado virtual funciona 24 horas por dia.

Principais recomendações ao fazer compras de usados pela internet

Uma lista de recomendações faz parte das orientações do PROCON, pois há gente mal-intencionada que vive de dar golpe na praça. O Serviço de Proteção ao Consumidor apresenta uma lista de cuidados a serem tomados para ter segurança na hora de fazer negócios online; dentre eles:

  • Compare o preço antes de comprar;
  • Verifique o prazo de entrega;
  • Saiba qual é a reputação da loja;
  • Saiba o que está comprando;
  • Busque lojas com vários recursos;
  • Tome cuidado com “Garantia Estendida”;
  • Não guarde os dados do cartão de crédito;
  • Fique atento ao pagar com Pix (muitas vezes, o vendedor diz que não entrou o pagamento e o comprador faz um novo Pix e acaba pagando duas vezes);
  • Evite compras de computadores públicos.

 

Em Palmas tem a feira de carros usados, que funciona aos domingos de manhã, no pátio da Feira da 304 Sul. No Aureny II, em frente ao Ginásio de Esportes Ayrton Senna, um grupo de corretores de carros e motos trabalha, de segunda a sexta-feira, “gambirando”, vendendo e trocando veículos. Lá, também aparecem muitos particulares que vendem seus bens na praça de negócios de carros. No centro de Palmas, há um grande número de lojas especializadas em compra e venda de veículos usados; além disso, tem também as lojas de peças usadas e pneus, conhecidas como “ferro velho”, que, em Palmas, estão localizadas principalmente nos setores industriais norte e sul e na quadra paralela à TO-050 (antiga 75).

O mercado do chamado “Desapego” é imenso e movimenta milhões de reais por dia. Desde pequenas lojinhas de roupas usadas, conhecidas como brechós, até grandes lojas de móveis novos, usados e seminovos, chamadas de pregões, estão espalhadas em toda a cidade de Palmas, com maior concentração na Avenida NS-03, entre as quadras 303 Norte e 305 Norte, e na avenida marginal à TO-050, entre os Aurenys I e II. Há muitos casos de pessoas que começaram com pequenos comércios de usados e se tornaram fortes empresários, trabalhando com este segmento.

Além dos comércios convencionais e vendas via internet, as igrejas e instituições de caridade promovem bazares, com roupas e objetos novos e usados, frutos de doações, que são vendidos a preços muito baixos. Nesses bazares, é possível comprar roupas, calçados, acessórios, utensílios domésticos, móveis e outros objetos de boa qualidade. O mercado de usados é um excelente negócio para quem vende e uma ótima oportunidade para quem compra. Tomando os devidos cuidados para não levar gato por lebre, antes de comprar um bem ou qualquer outro produto novo, pesquisar o mercado de usados pode resultar numa boa compra, com significativa economia.

Foto: Flávio Clark

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News