“Temos muitas mulheres na base da magistratura, na Justiça em 1º grau, mas o número decresce no intermediário. Na cúpula, nos tribunais superiores, o número é ínfimo”, afirmou a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministra Rosa Weber, nesta semana, durante encontro com o Presidente da Finlândia.
Na ocasião, após ser questionado pela ministra, o Presidente Sauli Niinistö, afirmou que, atualmente, dos 18 integrantes da Corte do país, seis são mulheres. O aumento de mulheres no Judiciário da Finlândia, segundo o presidente finlandês, começou a partir da década de 80.
A crítica da presidente do STF ocorreu no mesmo dia em que o Presidente Lula fez a indicação do seu advogado, Cristiano Zanin Martins, de 47 anos, para ocupar a vaga no Supremo, deixada pelo ex-Ministro Ricardo Lewandowski.
Ainda neste ano, 2023, o presidente da República tem mais uma indicação para fazer à Corte; isso porque a Ministra Rosa Weber deve se aposentar até 2 de outubro, quando completa 75 anos.
Apesar da indicação de Zanin, antes de assumir o cargo no Supremo, ele passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Entre os senadores que irão sabatiná-lo, está o Senador Sérgio Moro (UB/PR).