Valiosa pintura saqueada pelos nazistas regressa à Polônia

Uma valiosa pintura italiana do século XVI, que foi saqueada pela Alemanha nazi durante a II Guerra Mundial e descoberta no Japão, foi devolvida à Polónia, adiantaram, na quarta-feira, as autoridades polacas.

A obra “Madonna with Child” [“Virgem com o Menino”, em português] atribuída a Alessandro Turchi, é a mais recente das cerca de 600 peças de arte saqueadas que a Polónia repatriou com sucesso.

Mais de 66 mil das chamadas perdas de guerra permanecem desaparecidas, mas esta pintura foi entregue durante uma cerimónia na Embaixada da Polónia em Tóquio.

Glinski destacou que “não foi fácil” explicar a história por trás das obras saqueadas, bem como a necessidade do seu regresso.

Mas referiu que a obra “Madonna with Child” foi devolvida após negociações com as autoridades japonesas, a casa de leilões Mainichi Auction Inc. e com a pessoa que estava na posse da pintura, sendo que ficou decidido “devolver a pintura à Polónia, sem nenhum custo”.

Agata Modzelewska, chefe do departamento de restituição de itens culturais do Ministério da Cultura, destacou que Varsóvia enfatiza sempre nas negociações que devolver a arte saqueada é “o melhor gesto moral e ético”.

A pintura foi identificada por especialistas do ministério num leilão em Tóquio em 2022.

Esta obra vem de uma coleção do aristocrata polaco do século XVIII, Stanislaw Kostka-Potocki.

Em 1823, a pintura foi listada entre as obras de arte pertencentes a outro aristocrata polaco, Henryk Lubomirski, na cidade de Przeworsk.

Acabou por ser saqueada durante a guerra e vendida num leilão em Nova Iorque no final dos anos 1990.

“Cada vez mais os objetos saqueados estão a aparecer em leilões porque a memória [sobre o seu passado] enfraqueceu e as pessoas que estão na sua posse agora não têm pleno conhecimento ou não sabem de onde vem a obra de arte”, salientou Modzelewska em declarações à agência Associated Press (AP).

Durante décadas, a Polónia procurou ativamente repatriar obras de arte saqueadas durante a guerra pelos nazis e pelas tropas soviéticas.

Fonte: jn.pt

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News