Considerada uma das melhores prefeitas de Guaraí, cidade com 26.406 habitantes (IBGE 2022), distante 150,47 km de Palmas, localizada no médio norte do Tocantins, Lires Teresa Ferneda (PSD) é nomeada Superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária no Estado do Tocantins. Sua posse está prevista para a próxima segunda-feira, 5, às 14 horas, em Palmas, TO, com a presença do Senador Irajá Abreu (PSD), que a indicou para o cargo.
Lires Ferneda é graduada em Pedagogia e Letras pela Universidade do Tocantins (Unitins), pós-graduada em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado Filho, RJ, e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UNB).
Com um currículo extremamente extenso, tendo iniciado sua carreira como professora do ensino fundamental, nas escolas Machado de Assis e Gonçalves Dias, em Marau, RS, Lires, além da paixão pela educação e pelo ensino, tem grande afinidade com o agro (agricultura e pecuária) e com a política.
Gaúcha de Passo Fundo, RS, mudou-se para o norte de Goiás, chegando em Guaraí no dia 30 de setembro de 1984, com sua família – o esposo Genésio Ferneda e os filhos Geliano e Cibele. Em Guaraí, Lires seguiu a profissão de professora, enquanto o esposo investiu no agronegócio.
A família vivenciou a história da redivisão territorial do Estado de Goiás e o início da implantação do Estado do Tocantins. “Trabalhamos muito e lutamos, lado a lado, com os bravos homens e mulheres que sonhavam com um Tocantins próspero. Minhas origens são da área rural. Meu pai era agricultor, meu esposo é agropecuarista. Sempre tive contato direto com os problemas e necessidades da vida do campo. Tenho plena consciência da importância da produção agrícola, tanto nas pequenas ou médias e grandes propriedades tocantinenses. Cada uma tem seu foco, seus desafios, sua grandeza para a sociedade”, destaca Lires.
A gestão de Lires Ferneda na Prefeitura Municipal de Guaraí (2017-2020) foi marcada por grandes realizações, ações em prol do desenvolvimento da cidade e inclusão social. Como prefeita, teve uma atenção especial com a agricultura familiar, implementando o projeto Lavoura Comunitária, em que cerca de 100 famílias de baixa renda tinham uma área para plantar e colher seu alimento. Além desse projeto, construiu hortas comunitárias nos bairros, onde as famílias cultivavam hortaliças e legumes, para a sua alimentação e abastecimento nas feiras.
Com a nomeação da ex-Prefeita Lires Ferneda para a Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), certamente o agronegócio do Tocantins ganha uma grande parceira, mulher do campo, que, juntamente com os demais órgãos do Estado e do Governo Federal, apoiará políticas públicas que promovam o crescimento econômico, a inclusão social e o respeito ao meio ambiente.
Foto: Arquivo