Ex-prefeita de Guaraí, Lires Ferneda, é nomeada Superintendente do Ministério da Agricultura no Tocantins

Com a nomeação da ex-Prefeita Lires Ferneda para a Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), certamente o agronegócio do Tocantins ganha uma grande parceira, mulher do campo, que apoiará políticas públicas que promovam o crescimento econômico, a inclusão social e o respeito ao meio ambiente.

Considerada uma das melhores prefeitas de Guaraí, cidade com 26.406 habitantes (IBGE 2022), distante 150,47 km de Palmas, localizada no médio norte do Tocantins, Lires Teresa Ferneda (PSD) é nomeada Superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária no Estado do Tocantins. Sua posse está prevista para a próxima segunda-feira, 5, às 14 horas, em Palmas, TO, com a presença do Senador Irajá Abreu (PSD), que a indicou para o cargo.

Lires Ferneda é graduada em Pedagogia e Letras pela Universidade do Tocantins (Unitins), pós-graduada em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado Filho, RJ, e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UNB).

Com um currículo extremamente extenso, tendo iniciado sua carreira como professora do ensino fundamental, nas escolas Machado de Assis e Gonçalves Dias, em Marau, RS, Lires, além da paixão pela educação e pelo ensino, tem grande afinidade com o agro (agricultura e pecuária) e com a política.

Gaúcha de Passo Fundo, RS, mudou-se para o norte de Goiás, chegando  em Guaraí no dia 30 de setembro de 1984, com sua família – o esposo Genésio Ferneda e os filhos Geliano e Cibele. Em Guaraí, Lires seguiu a profissão de professora, enquanto o esposo investiu no agronegócio.

A família vivenciou a história da redivisão territorial do Estado de Goiás e o início da implantação do Estado do Tocantins. “Trabalhamos muito e lutamos, lado a lado, com os bravos homens e mulheres que sonhavam com um Tocantins próspero. Minhas origens são da área rural. Meu pai era agricultor, meu esposo é agropecuarista. Sempre tive contato direto com os problemas e necessidades da vida do campo. Tenho plena consciência da importância da produção agrícola, tanto nas pequenas ou médias e grandes propriedades tocantinenses. Cada uma tem seu foco, seus desafios, sua grandeza para a sociedade”, destaca Lires.

A gestão de Lires Ferneda na Prefeitura Municipal de Guaraí (2017-2020) foi marcada por grandes realizações, ações em prol do desenvolvimento da cidade e inclusão social. Como prefeita, teve uma atenção especial com a agricultura familiar, implementando o projeto Lavoura Comunitária, em que cerca de 100 famílias de baixa renda tinham uma área para plantar e colher seu alimento. Além desse projeto, construiu hortas comunitárias nos bairros, onde as famílias cultivavam hortaliças e legumes, para a sua alimentação e abastecimento nas feiras.

Com a nomeação da ex-Prefeita Lires Ferneda para a Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), certamente o agronegócio do Tocantins ganha uma grande parceira, mulher do campo, que, juntamente com os demais órgãos do Estado e do Governo Federal, apoiará políticas públicas que promovam o crescimento econômico, a inclusão social e o respeito ao meio ambiente.

Foto: Arquivo

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News